Comissão de Assuntos Sociais debate projeto de conscientização contra a automedicação e criação de dias comemorativos em reunião.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) terá uma reunião importante agendada para a próxima quarta-feira (13), às 9h, com uma pauta repleta de assuntos relevantes. Um dos temas em destaque é o projeto que propõe a realização de campanhas permanentes para conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. O PL 1.108/2021, de autoria do ex-deputado Geninho Zuliani (SP), recebeu parecer favorável da relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

De acordo com o projeto, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas deverão promover campanhas de conscientização contra a automedicação, especialmente no que diz respeito à ingestão de antibióticos ou medicamentos controlados. A senadora Damares apresentou em seu relatório dados alarmantes, como o fato de 77% dos entrevistados admitirem se automedicar e os cerca de 20 mil casos de intoxicação por medicamentos registrados em 2017 no Brasil.

Além disso, a automedicação pode camuflar sintomas de doenças mais graves, retardando o diagnóstico adequado e permitindo que o quadro clínico se agrave. A senadora também ressaltou a falta de compreensão da população sobre diversos aspectos relacionados aos medicamentos, como interações medicamentosas, dosagens e efeitos colaterais.

Outros projetos de lei que serão discutidos na reunião da CAS envolvem a criação de datas comemorativas, como o Dia Nacional da Conscientização sobre a Dermatite Atópica, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas e o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Além disso, a comissão irá avaliar o relatório da senadora Mara Gabrilli com conclusões sobre a política de dispensação de órteses, próteses e materiais especiais no SUS, com foco na atenção às pessoas com deficiência.

É importante destacar a relevância dessas discussões para a saúde pública e para a conscientização da população sobre práticas seguras no uso de medicamentos e no cuidado com a saúde. Ações como as propostas nesses projetos de lei visam garantir uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos e o acesso adequado aos serviços de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo