Disputas e Controvérsias marcam a maior obra de alargamento de praia em execução no país, em Matinhos, Paraná

O alargamento da praia em Matinhos, no litoral do Paraná, é uma das maiores obras em execução no país e tem enfrentado diversas contestações desde o início. A obra, que tem como objetivo ampliar a faixa de areia e combater a erosão costeira, gerou polêmica em relação ao licenciamento, à areia utilizada e às possíveis questões ambientais que poderiam ser geradas.

Com um volume de 3,2 milhões de metros cúbicos de areia, a obra em Matinhos superou até mesmo a ampliação da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que utilizou 2,7 milhões de m³ de areia. Além disso, a intervenção conta com a construção de estruturas como espigões e headlands para segurar os sedimentos na praia. O projeto também engloba a recuperação da restinga e a instalação de calçamentos e ciclovias na orla, visando reduzir alagamentos na cidade.

No entanto, a obra vem sendo alvo de críticas e contestações. Dentre os problemas apontados estão o plantio indevido de vegetação exótica, falta de informação sobre danos ambientais, licenciamento questionado e incerteza sobre a origem e qualidade da areia utilizada. Mesmo com as contestações, o Instituto Ambiental do Paraná (IAT) afirmou que a obra está 90% concluída e que continuará monitorando a faixa de areia por mais três anos e meio.

Apesar das polêmicas, a obra era há muito tempo esperada pelos moradores da região, que já sentem os impactos positivos. Com um investimento de R$ 314,9 milhões, custeado pelo governo estadual, a engorda das praias trouxe valorização imobiliária, movimentou o comércio e a hotelaria, e melhorou a autoestima dos moradores.

Porém, a intervenção também gerou mudanças na qualidade das ondas, afetando partes importantes para a prática de surf na região. Mesmo com os impactos, alguns surfistas afirmam que a obra também gerou novas oportunidades para a prática do esporte, criando novos “picos de ondas”.

A obra em Matinhos faz parte de uma série de intervenções realizadas ao longo do litoral brasileiro nos últimos anos. Há estudos em andamento para novas obras em municípios vizinhos, como Guaratuba, evidenciando a importância da discussão sobre os impactos e consequências das obras de engorda das praias.

A série “Praias Alteradas” traz à tona todas essas questões, ouvindo especialistas e autoridades envolvidas nessas obras para mostrar os motivos por trás dos investimentos, as falhas nos projetos, os impactos locais das intervenções e as consequências futuras da alteração da costa brasileira. É um tema de extrema importância e relevância que merece toda a atenção e discussão por parte da sociedade e das autoridades responsáveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo