Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa 16 anos promovendo cidadania, programação infantil de qualidade e enfrentando desafios.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está completando 16 anos nesta terça-feira (24). Criada em 2007, a empresa tem como objetivo prestar serviços e contribuir para o debate público, promovendo a construção da cidadania por meio de programação educativa, artística, cultural, informativa, científica e plural.

Um exemplo de como a EBC cumpre sua missão é o caso de Joaquim Barbosa Vieira, de Americana (SP). Após se acidentar enquanto trabalhava como motoboy, ele entrou em contato com a redação da Agência Brasil em busca de informações sobre seus direitos como empregado temporário. Por meio da ouvidoria, a Agência Brasil o ajudou a obter mais informações sobre o caso dele. Esse é apenas um exemplo de como o conteúdo produzido pela Agência Brasil, Rádio Nacional e TV Brasil pode auxiliar os cidadãos em todo o país a conhecerem seus direitos, resolver problemas e ter acesso a educação, arte e cultura.

Uma das conquistas da EBC ao longo desses 16 anos é a oferta de programação infantil de qualidade. De acordo com Renato Godoy, gerente de Relações Governamentais do Grupo Alana, a existência de uma rede de comunicação pública sem fins comerciais é fundamental para proporcionar uma programação infantil reconhecida internacionalmente e livre de estímulos comerciais. Godoy ressalta que a EBC é a única fonte de conteúdo cultural para muitas crianças brasileiras, especialmente aquelas que vivem em situação de desigualdade social.

Para cumprir sua missão, a EBC anunciou neste ano a separação da comunicação pública da governamental, lançando o Canal Gov e a Agência Gov. Além disso, as marcas institucionais foram reformuladas e a TV Brasil e as rádios Nacional e MEC estrearam novas programações. A EBC também assinou acordos com emissoras internacionais e ampliou convênios com universidades federais. Em 2024, espera-se a retomada do canal internacional, levando notícias do Brasil aos brasileiros que vivem no exterior.

Mais do que um sistema de comunicação, a EBC cumpre sua missão de complementar os serviços privados e estatais, possibilitando que a população brasileira exerça o direito à comunicação. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a falta de estrutura para alcançar todo o território nacional e os brasileiros que vivem fora do país, a necessidade de maior participação da sociedade na gestão da empresa e a importância de promover a educação midiática para que os usuários dos serviços sejam mais ativos.

De acordo com Fernando Oliveira Paulino, coordenador do Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), os funcionários da EBC têm cumprido sua missão, mas é necessário estimular uma maior participação da sociedade na gestão da empresa e investir em educação midiática. A EBC continua a trabalhar para oferecer uma programação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da cidadania no Brasil.

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