Entidades mobilizam doações de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, estado atingido por tragédia das cheias, em ato de solidariedade.

No estado de Santa Catarina, entidades públicas e privadas estão se mobilizando para levar doações para o vizinho estado do Rio Grande do Sul, que foi gravemente afetado por cheias e resultou em dezenas de mortes. Com o aeroporto de Porto Alegre fechado, Santa Catarina se tornou um corredor essencial para o envio de itens de primeira necessidade, como água, alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal, para a população gaúcha afetada pelas chuvas.

A fundação Somar, rede de voluntários vinculada à Prefeitura de Florianópolis, tem enviado caminhões com galões e garrafas de água para o Rio Grande do Sul. Outra ONG, Vida Pet, localizada em Itajaí, também enviou caminhonetes com ração animal e medicamentos veterinários para ajudar os animais afetados pela tragédia.

Empresários e caminhoneiros de Santa Catarina se voluntariaram para enviar doações, suspendendo suas atividades e mobilizando suas frotas para levar ajuda ao estado vizinho. Por exemplo, a Mandira Transportes, de Tijucas, enviou várias carretas com água, colchões, produtos de limpeza e alimentos para diversas cidades gaúchas, mesmo encontrando dificuldades de acesso devido aos danos provocados pelas chuvas.

Além da iniciativa privada, influenciadores digitais de Santa Catarina também se juntaram para enviar doações, como a compra de 60 mil litros de água que foram enviados através de caminhoneiros, transportadoras e ONGs. O governo do estado também contribuiu com a logística para o transporte de medula óssea de um doador canadense para um paciente no Rio Grande do Sul, além do envio de bolsas de hemocomponentes do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina.

No total, mais de 100 toneladas de donativos essenciais já foram enviadas para as áreas afetadas, incluindo água mineral, alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores, rações para animais e leite. A Prefeitura de Florianópolis também está organizando uma campanha com centenas de voluntários para receber, checar e transportar as doações. A solidariedade e a mobilização em Santa Catarina mostram a importância da união em momentos de crise e calamidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo