Decreto antecipa pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que traz uma boa notícia para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O abono anual, mais conhecido como décimo terceiro salário, será antecipado para esses beneficiários.

A primeira parcela do abono será paga na folha de abril, enquanto a segunda parcela está prevista para maio. Essa antecipação visa ajudar os segurados e dependentes da Previdência Social, que durante o ano de 2024 receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Segundo o decreto, caso o benefício seja encerrado antes do final do ano, o valor proporcional do abono será pago ao beneficiário. Essa medida visa garantir que todos os beneficiários recebam o que têm direito, mesmo em casos de cessação do benefício.

Essa ação do governo federal demonstra um olhar mais atento para a situação dos aposentados e pensionistas, garantindo que essas pessoas recebam o benefício ao qual têm direito de forma antecipada. Essa antecipação certamente trará alívio financeiro para muitas famílias que dependem desse abono para complementar sua renda.

É importante ressaltar a importância desse tipo de medida em tempos de crise econômica, como a que estamos vivendo. O pagamento antecipado do abono anual do INSS contribui para a movimentação da economia, beneficiando não apenas os aposentados e pensionistas, mas também o comércio e diversos setores que dependem do consumo dessas famílias.

Portanto, essa decisão do governo em antecipar o pagamento do abono anual do INSS é uma medida positiva que merece destaque, trazendo benefícios não apenas para os beneficiários, mas para toda a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo