ABC registra saldo positivo de mais de 11 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024, segundo dados do Caged.

A região do ABC fechou o primeiro trimestre de 2024 com um saldo positivo de 11.184 vagas de emprego, mostrando uma recuperação significativa em relação ao último mês de 2023, quando a região registrou um saldo negativo de 7.493 vagas. No mês de março, o saldo foi de 4.632 vagas, o que representa o segundo melhor resultado em sete meses, perdendo apenas para o mês de fevereiro, que teve um saldo de 5.186 vagas. Esse trimestre positivo não era visto desde o período entre julho e setembro do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), elaborado pelo Ministério do Trabalho. Com esses números, a região conta agora com um estoque de 800.575 trabalhadores com carteira assinada.

Ribeirão Pires foi a cidade que apresentou a maior variação relativa no saldo de empregos, com um saldo de 196 vagas em março e uma variação de 0,97%. Já São Bernardo do Campo foi a segunda cidade com maior variação relativa, com 0,68% desde o início do ano. A cidade gerou 1.879 vagas, o maior número absoluto de empregos na região. Santo André foi a segunda em número total de vagas, com a geração de 1.086 empregos formais e uma variação de 0,5% em relação ao início do ano.

No acumulado dos últimos 12 meses, de abril de 2023 a março de 2024, o ABC gerou 23.486 empregos formais. São Bernardo foi a cidade que teve o maior número de novos postos de trabalho, com 7.995 vagas, seguida por Santo André, com 7.176 vagas.

A prefeitura de São Bernardo comemorou a liderança na geração de empregos na região. O município destacou que ficou na quarta posição no Estado de São Paulo, atrás apenas da capital, Guarulhos e Campinas. A cidade contabilizou 14.557 contratações no mês de março, superando os 12.678 desligamentos no mesmo período.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), comemorou os resultados, ressaltando a importância das políticas públicas de fomento à criação de empregos na cidade. Ele destacou a realização de feirões de emprego como uma das estratégias para impulsionar a empregabilidade na região. No ano passado, foram realizadas quatro edições, e recentemente, em março, um feirão exclusivo para mulheres foi promovido.

Esses números positivos reforçam a recuperação econômica da região do ABC, evidenciando a retomada do crescimento e a geração de novas oportunidades de trabalho para a população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo