Governador de Goiás sorteia filhotes de cachorro para seguidores, iniciativa gera polêmica e críticas

O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, utilizou suas redes sociais para anunciar o sorteio de sete filhotes de cães para seus seguidores. A iniciativa do governador causou reações diversas entre os internautas. De acordo com a publicação, Caiado tomou a decisão após uma grande quantidade de pedidos de doação. Os cães, que pertencem à cria de seus próprios animais, serão entregues a moradores do estado de Goiás e àqueles que sejam “apaixonados por animais”, como afirmou o governador.

O sorteio dos filhotes está marcado para o dia 29 de fevereiro e os candidatos deverão ser moradores de Goiás, seguir as redes sociais do governador, comentar a publicação do sorteio e, claro, demonstrar paixão por cachorros. As interações na publicação, que ocorreu na terça-feira (13), acumulavam mais de 83 mil até a noite de quarta-feira, com 41.500 comentários. Entre os comentários, houve pedidos pela guarda dos animais, bem como críticas à atitude do governador. Uma mulher comentou “Sortear cachorro. Que desastre”, enquanto outra apontou que o estado deveria ter um programa direcionado aos animais de rua.

De fato, o Brasil enfrenta um problema de abandono crescente de animais, o que tem levado a protetores da causa animal a defenderem a adoção responsável e a castração como maneira de evitar que mais cães e gatos vivam nas ruas. Além disso, há municípios que proíbem a distribuição de animais como sorteio ou brinde, como é o caso de Anápolis em Goiás. No Rio de Janeiro, uma lei municipal sancionada proíbe a distribuição de animais como brinde, rifa ou sorteio em eventos, e também a permuta entre animais ou objetos em Petrópolis.

A atitude do governador de Goiás gerou uma série de críticas nas redes sociais e mostrou a necessidade de um debate mais amplo sobre a questão dos animais de rua e o abandono de pets. A atitude é polemica e deve gerar um debate sobre a ética de tais sorteios. A crescente preocupação com a situação de animais abandonados e a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a causa, se mostra uma necessaire crescente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo