Projeto de Lei amplia beneficiários da Regularização Fundiária Urbana para acesso a serviços públicos e direito à propriedade.

Na última terça-feira, dia 29 de janeiro de 2024, o deputado Dr. Jaziel propôs o Projeto de Lei 1905/23, que visa ampliar os beneficiários da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E). Essa medida engloba ações jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais necessárias para regularizar ocupações urbanas, garantindo o direito à propriedade e o acesso a serviços públicos como água e energia elétrica.

De acordo com a proposta, a Reurb-E, que atende à população não classificada como baixa renda, poderá ser aplicada a um único imóvel isoladamente, desde que faça parte de um núcleo informal anterior a 22 de dezembro de 2016. Além disso, instituições religiosas, de assistência social e sem fins lucrativos também poderão ser beneficiadas.

O deputado Dr. Jaziel, do PL-CE, ressaltou que, apesar do entendimento de que a Reurb-E poderia ser implementada em um imóvel isolado, muitos municípios consideram necessário realizar a regularização em um núcleo urbano completo.

Outro ponto abordado no projeto é a autorização para que profissionais registrados nos conselhos federal e regional de técnicos industriais (CFT) realizem levantamentos planialtimétricos e georreferenciamentos para fins de regularização fundiária urbana.

A proposta seguirá para análise das comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Isso significa que sua votação ocorrerá apenas nas comissões designadas, dispensando a deliberação do Plenário, a menos que haja divergência entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

O projeto é de grande relevância, pois busca ampliar o alcance da regularização fundiária urbana, beneficiando uma parcela significativa da população. A iniciativa proposta pelo deputado Dr. Jaziel reflete a busca por soluções que visam garantir moradia digna e acesso a serviços essenciais para todos. A proposta está em fase inicial de análise pela Câmara dos Deputados e promete gerar debates importantes sobre o tema nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo