Campanha das Diretas Já! completa 40 anos e é celebrada no programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil.

O programa “Caminhos da Reportagem”, exibido pela TV Brasil, traz neste domingo uma edição especial em comemoração aos 40 anos de uma das maiores campanhas civis do Brasil, as Diretas Já!. O ano de 1984 ficou marcado pelas manifestações populares em prol da volta das eleições diretas para presidente da República, em meio ao período de abertura política após duas décadas de ditadura civil-militar.

As maiores mobilizações aconteceram em abril daquele ano, com comícios realizados na Candelária, no Rio de Janeiro, e no Anhangabaú, em São Paulo, reunindo milhares de brasileiros em um clamor por democracia. Mesmo com os acenos de redemocratização iniciados nos governos anteriores, a insatisfação da população era evidente, especialmente diante de uma inflação que corroía o poder de compra da moeda.

O movimento das Diretas Já! contou com a adesão de diversas personalidades, além de líderes políticos, como artistas, intelectuais e esportistas. O famoso jogador de futebol Walter Casagrande Jr, por exemplo, vestia a cor amarela em referência às diretas em forma de protesto. A atriz Lucélia Santos, também conhecida pelos órgãos de repressão, destacou a participação dos artistas no movimento.

Apesar da derrota na tentativa de aprovar a Emenda Constitucional que permitiria as eleições diretas, as Diretas Já! foram fundamentais para a redemocratização do país e culminaram na eleição (indireta) de Tancredo Neves e José Sarney em 1985. O programa “Caminhos da Reportagem” da TV Brasil, conhecido por abordar temáticas variadas com profundidade e seriedade, apresentará nesta edição inédita histórias e reflexões sobre esse importante momento da história brasileira. A atração, premiada ao longo dos anos, é uma das mais reconhecidas da televisão brasileira, levando ao público conteúdos de interesse social com uma abordagem instigante e complexa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo