Idosos britânicos dedicam-se à causa ambiental e enfrentam prisões em prol do planeta: “Não só jovens podem protestar”

O Movimento Climático dos Idosos: a força dos mais velhos na defesa do meio ambiente

John Lynes é um homem de 95 anos que já foi preso inúmeras vezes, principalmente por participar de movimentos pacifistas quando era mais jovem. No entanto, nos últimos anos, Lynes tem canalizado sua energia para a causa ambiental, juntamente com outros idosos no Reino Unido.

O engenheiro aposentado faz parte de um grupo cada vez maior no Reino Unido: idosos engajados na defesa do meio ambiente. Um dos fatores que têm contribuído para esse movimento é o surgimento de grupos de ativismo ambiental que pregam a resistência civil não violenta, como o Extinction Rebellion (XR) e o Just Stop Oil, que ganharam repercussão internacional. Lynes teve sua primeira prisão pelo XR em 2019, por bloquear o trânsito durante um protesto.

Além de Lynes, outros idosos também se juntaram ao movimento. Peter Morgan, 75, foi preso mais de 30 vezes desde que começou a participar das ações do grupo. A reverenda da Igreja Anglicana Sue Parfitt, 81, também já foi presa por participar de bloqueios e protestos mais radicais pelo Christian Climate Action.

Judy Bruce, 84, uma ex-professora de biologia, nunca foi ativista, mas ao se aposentar e estudar sobre a crise climática, decidiu se juntar aos protestos. Ela já foi presa seis vezes, mas acredita que vale a pena lutar por uma causa tão importante.

No entanto, nem todos apoiam as ações dos ativistas mais velhos. Eles são criticados por atrapalhar o deslocamento da população e por ter como alvo museus e eventos esportivos, o que gera o risco de perderem apoio da opinião pública.

Apesar das críticas, esses idosos continuam engajados e acreditam que é preciso perturbar a ordem estabelecida para chamar atenção para a crise climática. Eles enfrentam não apenas a resistência das autoridades, mas também as dificuldades físicas devido à idade avançada. Mesmo assim, continuam lutando pela preservação do planeta, porque acreditam que nunca é tarde para defender as causas que consideram importantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo