Pinheiros, em São Paulo, registra sensação térmica de 40,2ºC, a maior do município nesta terça-feira

Nesta terça-feira (14), os moradores e trabalhadores do bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, enfrentaram uma das maiores ondas de calor registradas na região. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, apontou uma sensação térmica de 40,2ºC, atingida no bairro.

Segundo o CGE, esta foi a maior sensação térmica já registrada no município. Além disso, a estação meteorológica de Pinheiros registrou uma temperatura máxima de 38,6ºC, por volta das 15h10.

Embora a temperatura oficial da cidade seja medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as 33 estações meteorológicas do CGE, espalhadas por todas as regiões da cidade, também fornecem dados sobre as condições climáticas.

O instituto apontou que a capital paulista teve o segundo dia mais quente do ano até então. A estação automática no mirante de Santana, na zona norte, registrou uma temperatura máxima de 37,5ºC às 15h, conforme dados preliminares. A medição ainda seria atualizada com dados da estação convencional no mesmo local.

Para medir a sensação térmica em dias de temperaturas elevadas, o CGE utiliza uma equação matemática que leva em consideração as variáveis de temperatura e umidade relativa do ar, aplicando o “índice de calor”.

Além do calor intenso, Pinheiros está passando por uma intensa transformação urbana, com a construção de novos edifícios, em conformidade com as regras do Plano Diretor da cidade. A presença de estações de metrô e um corredor de ônibus permite a construção de prédios mais altos na região.

No corredor financeiro da cidade, a avenida Faria Lima, também localizada em Pinheiros, houve oscilações de energia devido ao excesso de consumo provocado pelo calor.

Outras regiões da cidade também sofreram com as altas temperaturas. A Mooca, na zona leste, registrou a maior temperatura máxima da região, atingindo 39,1ºC, com uma sensação térmica de 39,9ºC.

Essas temperaturas elevadas são resultado de uma onda de calor que atinge vários estados, principalmente do Sudeste e Centro-Oeste. O Rio de Janeiro, por exemplo, registrou uma sensação térmica de 58,5°C, a maior já registrada no município, e uma temperatura máxima oficial de 39,1ºC.

Segundo a meteorologista Joselia Pegorin, da Climatempo, a sensação de calor não se mede em um termômetro, mas está diretamente relacionada à umidade do ar. Ela ressalta que a maior sensação de calor nem sempre ocorre no momento mais quente do dia.

Dessa forma, fica claro que as altas temperaturas registradas em Pinheiros e em outras regiões de São Paulo, assim como em diversas partes do país, estão relacionadas a uma onda de calor de grandes proporções, que tem impactado diretamente a vida e o cotidiano dos cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo