Comissão da Câmara aprova projeto que restringe afastamento cautelar de titular de mandato eletivo para órgão judicial colegiado

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece que o afastamento cautelar de um titular de mandato eletivo só poderá ser determinado por um órgão judicial colegiado. O relator do projeto, deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), afirmou que é necessário avaliar cada caso concreto antes de decidir pelo afastamento ou não.

O projeto de lei aprovado é um substitutivo ao Projeto de Lei 2521/15 do Senado e tem como intuito alterar a Lei de Improbidade Administrativa. De acordo com o texto aprovado, a regra vigente que possibilita o afastamento do titular de mandato eletivo por até 90 dias, prorrogáveis uma única vez por igual prazo, mediante decisão motivada, será mantida.

A versão original do projeto de lei foi apresentada por uma comissão temporária do Senado que tratou da reforma política. O objetivo do colegiado era evitar que um juiz de primeira instância pudesse, sozinho, afastar um prefeito do cargo.

O projeto de lei tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator do projeto ressaltou a importância de uma análise cuidadosa de cada caso antes de decidir pelo afastamento de um titular de mandato eletivo, destacando a necessidade de se avaliar o contexto específico antes de tomar uma decisão desse porte.

A aprovação desse projeto de lei levanta importantes discussões sobre os procedimentos de afastamento de titulares de mandatos eletivos, trazendo à tona a necessidade de um órgão colegiado para a tomada de decisões dessa natureza. O texto aprovado representa um avanço na legislação relacionada à improbidade administrativa e aos procedimentos de afastamento de agentes políticos.

É importante ressaltar que o projeto de lei em questão ainda passará por novas análises e discussões antes de se tornar efetivamente uma lei, sendo submetido a diferentes comissões antes de sua possível aprovação final. A decisão sobre o afastamento cautelar de titulares de mandatos eletivos é um tema de grande relevância e impacto, e a aprovação desse projeto de lei indica a busca por uma regulamentação mais precisa e criteriosa em relação a esse assunto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo