Pesquisa revela que mais da metade das compras em marketplaces são feitas com cartões de mães dos titulares das contas.

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian revelou que mais da metade das compras em marketplaces utilizando cartões de crédito de parentes são feitas com cartões pertencentes às mães dos titulares das contas nos sites de comércio eletrônico. O estudo, que analisou mais de 60 mil transações, mostrou que 65,9% das compras feitas com cartões de parentes foram finalizadas com cartões de mães, seguidos por irmãos (14,9%), filhos (12,6%), avós (3,2%) e tios (1,9%). O parentesco menos comum nessas operações foi o de outros (1,5%), incluindo pais, netos ou sobrinhos.

Além disso, a pesquisa também avaliou o risco de contestação das transações online analisadas e constatou que as compras feitas com os cartões de avós são as mais contestadas. Elas têm 153,8% mais chances de serem contestadas do que as realizadas com os cartões de filhos, 135,7% a mais do que as realizadas com os cartões de irmãos e um risco 73,7% maior do que as compras feitas com os cartões das mães.

Segundo Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, quando uma transação online feita com cartões de parentes é contestada pelo titular, isso pode indicar a ocorrência de uma fraude. Rocha recomenda que os donos dos cartões e as empresas se protejam contra fraudes em ambientes digitais para evitar prejuízos financeiros. Ele sugere emitir cartões digitais temporários e investir em um processo inteligente de combate à fraude com uma camada adicional de proteção.

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostram que 45,5% das investidas criminosas registradas no primeiro semestre de 2023 foram direcionadas ao setor de bancos e cartões. O último Relatório Global de Identidade e Fraude da Serasa Experian também revelou um crescimento de 18% na quantidade de incidentes relacionados a cartões bancários no último trimestre de 2022, em comparação com o período anterior.

Diante dessa realidade, a Serasa Experian lançou o mecanismo Verificação de Cartão, que identifica o risco de fraude por trás de cada transação online realizada com cartões de crédito chamados de não presentes. A validação é feita por meio do cruzamento de informações cadastrais do CPF do titular do cartão, os dados BIN (primeiros 6 a 8 dígitos, que indicam a bandeira, o banco emissor e a variante do cartão) e os últimos 4 dígitos.

A empresa também recomenda algumas medidas de segurança para os consumidores, como garantir a segurança de documentos, celulares e cartões com senhas fortes para acesso aos aplicativos, desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado, ter atenção com links e arquivos compartilhados em redes sociais, cadastrar as chaves PIX apenas nos canais oficiais dos bancos, evitar fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo e monitorar o CPF com frequência para garantir que não tenha sido vítima de fraude no PIX.

Já para as empresas, a Serasa Experian recomenda uma análise mais cuidadosa de compras mais caras, a verificação de cadastros com base de dados atualizada dos consumidores e a consulta ao perfil do cliente para avaliar os riscos de uma operação.

Segundo Pedro Moreno, gerente-executivo da Serasa Experian, as empresas têm investido em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas. Ele ressalta a importância de investir em medidas de segurança para evitar golpes e fraudes.

A Serasa Experian foi criada em 1968 e se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é a maior empresa de Datatech do Brasil, realizando mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protegendo mais de 2,2 bilhões de transações comerciais por ano. A Experian, com sede corporativa em Dublin, Irlanda, é líder mundial em serviços de informação e opera em 32 países com mais de 22 mil pessoas.

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