Incertezas no exterior e cautela com ata do Fed repercutem no Ibovespa, que opera em queda nesta quarta-feira

A Bolsa de Valores de São Paulo, representada pelo Ibovespa, abriu o pregão em queda nesta quarta-feira, em meio a um cenário cauteloso no exterior. Antes da divulgação da ata do Federal Reserve (Fed) e do balanço da Nvidia, do setor de tecnologia dos EUA, as principais bolsas norte-americanas registravam quedas, assim como o preço do petróleo, que recuava mais de 1,00%. Além disso, os rendimentos dos Treasuries estavam em alta, refletindo as incertezas em relação ao início do processo de flexibilização monetária nos Estados Unidos, devido à inflação resiliente.

Mesmo com a alta do minério de ferro em Dalian, na China, as ações da Vale reagiam moderadamente, subindo apenas 0,47% perto das 11 horas. A estrategista de renda variável da InvestSmart XP, Mônica Araujo, explicou que a queda do Índice Bovespa estava relacionada ao recuo do petróleo, apesar da elevação do minério. Ela ressaltou a importância do balanço da Nvidia, que seria divulgado após o fechamento dos mercados, e como o mercado estaria atento às provisões da empresa.

No Brasil, as dúvidas em relação à política monetária, questões fiscais e inflacionárias têm levado à percepção de que a Selic encerrará este ano em dois dígitos, ao invés dos 9,00% estimados anteriormente. Para a LCA Consultores, a Selic deve ser reduzida para 10,25% ao ano em meados de junho e mantida nesse patamar por um período prolongado. O cofundador da Legend Investimentos, Pedro Salles, destacou como um cenário de juros altos pode influenciar o investidor estrangeiro a buscar oportunidades em outros mercados da América Latina.

Com uma agenda esvaziada de indicadores, os investidores estavam atentos à participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em uma audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, onde ele deveria abordar a política econômica do país. Haddad também mencionou que as medidas elaboradas para compensar a perda arrecadatória com a prorrogação da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores e dos municípios em 2024 seriam divulgadas nesta semana.

Por volta das 11h20, o Ibovespa registrava uma queda de 0,80%, aos 126.396,61 pontos, com a Petrobras caindo cerca de 0,05%. O mercado continuava monitorando os desdobramentos no cenário internacional e interno, buscando sinais para as próximas movimentações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo