21 de setembro: Dia de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência é celebrado com programação extensa em São Paulo.

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que marca toda uma semana de celebração e reconhecimento da trajetória em prol da inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133 de 2005, dando visibilidade à luta de um movimento que há muito tempo clamava por direitos, equidade e autonomia.

Nesse contexto, o Governo do Estado de São Paulo se destacou ao instituir, três anos após a oficialização da data, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sendo o primeiro órgão estadual do país a abordar especificamente esse tema. Hoje, 15 anos depois, mais de 3,4 milhões de pessoas com deficiência em todo o estado paulista são beneficiadas com programas que garantem sua dignidade e inclusão nos mais diversos espaços.

Sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, o ano de 2023 tem sido marcado por avanços na promoção de políticas públicas estaduais. A gestão tem se mostrado cada vez mais inclusiva e aberta ao diálogo com a sociedade civil. Nesse sentido, durante a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, estão sendo promovidas diversas atividades, como seminários, palestras, rodas de conversa e cerimônias de formação de alunos de Libras.

Uma das ações que merecem destaque é a expansão do serviço gratuito de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) para outros 25 postos do Poupatempo no estado. Além disso, esses espaços contarão com salas sensoriais para acolhimento de pessoas autistas. O importante ambiente inclusivo também será inaugurado no Centro de Informação à Pessoa com Deficiência da estação Tatuapé, que será ampliado.

A gestão estadual tem atuado seguindo os pilares definidos pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI), garantindo que as ações da Secretaria estejam apoiadas nesses princípios. É fundamental ressaltar que o protagonismo sempre será da causa e que todas as comemorações e datas são reflexos do esforço feito para garantir dignidade e direitos às pessoas com deficiência.

Para que possamos fazer a diferença e construir um estado mais inclusivo, é essencial que todos caminhemos juntos, pessoas com e sem deficiência, buscando a inclusão, igualdade e respeito. Somente assim poderemos superar barreiras, quebrar estereótipos e construir um mundo onde todos tenham a oportunidade de brilhar e alcançar seus sonhos.

*Este artigo foi publicado em vários jornais do Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo