Rodovia vira pista de pouso para receber doações em Guaíba após enchente histórica no Rio Grande do Sul

Na tarde desta terça-feira (7), uma ação solidária mobilizou empresários do Rio de Janeiro, que enviaram um avião de pequeno porte carregado com 300 litros de água, remédios e alimentos não perecíveis para Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, uma das cidades afetadas pela enchente histórica que assolou o Rio Grande do Sul. A necessidade de uma pista de pouso improvisada levou à interdição da rodovia BR-116, que acabou sendo transformada para receber a aeronave com as doações.

A solidariedade não parou por aí, pois foram doadas também 20 toneladas de alimentos por empresários de Itapema, em Santa Catarina, para ajudar os mais de 11 mil moradores abrigados em Eldorado do Sul, cidade vizinha a Guaíba e totalmente alagada pelas fortes chuvas. Para transportar os mantimentos até os 70 abrigos locais, trinta voluntários se uniram em uma corrente humana, levando esperança e suprimentos essenciais para a população afetada.

O prefeito Marcelo Maranata (PDT) expressou a importância das doações recebidas, afirmando que o estoque de alimentos da cidade estava zerado e que a previsão é de que os abrigos permaneçam em funcionamento por vários dias para garantir a segurança dos moradores desalojados. Itens como arroz, feijão, óleo, massa, leite, açúcar e café são os mais necessários neste momento de crise.

Neste cenário desolador, o Rio Grande do Sul contabiliza 95 mortes em decorrência das fortes chuvas, que impactaram diretamente 1,4 milhão de pessoas na região. Diante da magnitude da tragédia, os gestos de solidariedade se tornam essenciais para prover assistência e esperança aos desabrigados e afetados pelo desastre natural.

A mobilização para ajudar as vítimas das enchentes no estado continua, e diversas instituições estão recebendo doações para auxiliar aqueles que perderam tudo devido aos efeitos devastadores das inundações. É fundamental que a sociedade se una em prol dos mais necessitados e faça a diferença nesse momento de superação e reconstrução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo