Mais de 362 milhões de animais abandonados globalmente; Brasil tem mais de 30 milhões – Índice de Abandono Animal será divulgado.

Os desafios enfrentados por cães e gatos em situação de abandono nas ruas e abrigos superlotados são evidenciados em um estudo global realizado pela Mars Petcare. De acordo com os dados divulgados, mais de 362 milhões de animais em todo o mundo estão em situação de abandono, com mais de 30 milhões apenas no Brasil.

O Índice de Abandono Animal, que será apresentado no Dia Nacional dos Animais, revela que aproximadamente 35% dos cães e gatos estão sem lar, sendo que no Brasil, 7.400 gatos e 177.600 cães estão em abrigos. A Mars Petcare destaca que o objetivo do estudo é promover ações embasadas para reduzir o abandono de animais e garantir melhores condições de vida para os pets.

Para a realização do projeto, foram analisados dados de mais de 900 fontes globais e locais, com quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas em 20 países, incluindo o Brasil. Os resultados apontam que 143 milhões de cães e 203 milhões de gatos estão vivendo nas ruas em todo o mundo, enquanto 12 milhões de cães e 4 milhões de gatos estão em abrigos.

Gustavo Bruno, gerente geral da divisão de Pet Nutrition, ressalta a importância desses dados como incentivo para mudanças e ações que melhorem a vida dos animais de estimação. Pierre Wagner, gerente geral da Royal Canin, destaca a necessidade de reforçar o papel dos pets na sociedade e promover a guarda responsável, além de mudanças nas políticas públicas.

Os desafios enfrentados pelos animais de estimação, como o abandono, problemas de saúde e custos associados ao cuidado dos pets, foram identificados como comuns em diversos países. A falta de castração, especialmente no Brasil, contribui para ninhadas não planejadas, agravando a situação do abandono.

A Humane Society International, uma das entidades que compõem o painel consultivo da iniciativa, destaca a importância dos novos dados para o entendimento da questão do abandono de cães e gatos e a possibilidade de intervenções que promovam mudanças significativas nesse cenário. As informações fornecidas pelo estudo global são essenciais para orientar esforços em prol do bem-estar dos animais de estimação em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo