Crise em Maceió: Lula busca acordo político enquanto CPI da Covid aguarda instalação no Senado.

Na tarde de hoje, o presidente Lula (PT) convocou uma reunião no Planalto com o objetivo de tentar solucionar a crise em Maceió, que tem como causa a tragédia ambiental ocorrida após o afundamento do solo na região. A reunião contou com a presença de autoridades e grupos políticos opostos, incluindo o senador Renan Calheiros, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).

Durante a reunião, o senador Renan Calheiros fez declarações responsabilizando a empresa Braskem pela situação, afirmando que é a empresa quem deveria se posicionar sobre um acordo para indenizar as vítimas. Ele também expressou dúvidas sobre a posição do ministro Rui Costa, questionando se ele estava falando em nome da Braskem e obtendo uma resposta negativa.

Além disso, o senador Renan Calheiros e seus aliados manifestaram apoio à mesma equipe que estava à frente da CPI da Covid, com Omar Aziz (PSD-AM) na presidência e Renan Calheiros na relatoria. No entanto, houve divergências em relação à instalação da CPI no Senado, com o governador Alagoas, Paulo Dantas, manifestando-se contrário ao processo.

De acordo com o senador Renan, o presidente da Câmara, Arthur Lira, teria sido contra a abertura da investigação no Senado. No entanto, a instalação depende do senador Otto Alencar (PSD-BA), que, sendo o integrante mais velho indicado pelos partidos ao colegiado, tem a prerrogativa de convocar a sessão. Apesar dos desacordos, o governo do presidente Lula é contra a CPI, mas vê a sua instalação como um consenso na Casa.

Em relação à votação da taxação das apostas esportivas, prevista para esta tarde, a instalação da CPI pode ser adiada, conforme havia previsto o senador Renan Calheiros. Esse impasse demonstra a complexidade e as divergências existentes no âmbito político em relação à atual situação em Maceió e a CPI da Covid. A busca por soluções para esses desafios continua em andamento, com autoridades e políticos tentando encontrar um consenso e avançar na resolução dessas questões tão importantes para a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo