Projeto de Lei proposto pelo deputado Lincoln Portela visa combater a violência nos eventos esportivos e promover o fair play.

Na última terça-feira (23/04/2024), o deputado Lincoln Portela apresentou o Projeto de Lei 2357/23 na Câmara dos Deputados, com o objetivo de implementar medidas para combater a violência em eventos esportivos. A proposta, que está em fase de análise, determina que a responsabilidade pela segurança dos torcedores durante os jogos será da entidade responsável pelo evento e seus dirigentes.

Entre as medidas propostas no projeto de lei estão a imediata cessação de atos proibidos, a colaboração com as autoridades para prevenir a violência, a disponibilização de recursos para a segurança e a identificação de infratores. Para o deputado Lincoln Portela, a violência no esporte e em outras áreas exige ações preventivas e punitivas por parte das instituições públicas.

Além disso, o projeto de lei também propõe a promoção da convivência e integração por meio do esporte, com a realização de medidas socioeducativas, campanhas publicitárias que promovam o fair play e a integração, a divulgação de prêmios que estimulem o fair play, e a incentivo à interação entre atletas rivais.

Vale ressaltar que a Lei Geral do Esporte já estabelece regras para acesso e permanência em eventos esportivos, como a proibição da entrada de torcedores embriagados e a realização de revistas pessoais para garantir a segurança do público.

O Projeto de Lei 2357/23 seguirá o rito de tramitação das comissões do Esporte, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário. A proposta visa aprimorar as medidas de segurança em eventos esportivos e promover um ambiente mais seguro e saudável para os torcedores e atletas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo