Fortes chuvas provocam transbordamento de dique e evacuação de bairro em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul

Neste domingo (5), cerca de 91,3 mil moradores do bairro Sarandi, localizado na zona norte de Porto Alegre, foram surpreendidos pelo transbordamento de um dique devido às intensas chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde a semana passada. Em consequência disso, o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da prefeitura da capital gaúcha emitiu um comunicado orientando a população local a deixar a vizinhança.

Os moradores foram direcionados a se dirigirem ao Teatro Renascença, localizado no bairro Menino Deus, onde os desabrigados estão passando por uma triagem antes de serem encaminhados para abrigos temporários. De acordo com as informações do Ceic, o dique do Arroio Feijóo, localizado atrás da sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), não chegou a romper, mas está transbordando desde a madrugada de sábado (4), o que motivou a evacuação preventiva da região.

Artigos relacionados

A situação se agravou ainda mais quando a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de inundação para as áreas costeiras da Lagoa dos Patos, a maior do estado. A população foi orientada a evacuar as áreas de risco, buscar abrigo e evitar cruzar áreas alagadas, seja a pé ou de carro.

Além disso, o estado enfrenta um cenário crítico em relação às barragens, com seis delas apresentando risco iminente de ruptura e outras cinco em estado de alerta. Ao todo, 18 barragens gaúchas demonstram algum nível de fragilidade, demandando a atenção das autoridades e da população.

Infelizmente, as chuvas já impactaram mais de 780 mil pessoas no estado, causando a trágica morte de 75 indivíduos. Há ainda seis óbitos em processo de investigação, 155 feridos e 103 pessoas desaparecidas. Com esse panorama, as autoridades afirmam que essa é a pior tragédia climática vivenciada pela população gaúcha.

Diante desse cenário desolador, o governo gaúcho faz um apelo por ajuda da população, solicitando itens essenciais como colchões, roupas de cama e banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas fechadas para facilitar o transporte. A solidariedade é fundamental nesse momento de calamidade.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo