Governo dos EUA aumenta taxas de royalties para extração de combustíveis fósseis em terras públicas para proteger o meio ambiente.

O governo dos Estados Unidos, sob a gestão do presidente Joe Biden, implementou uma série de medidas para encarecer o custo para empresas de combustíveis fósseis extraírem petróleo, gás e carvão de terras públicas. Pela primeira vez em cem anos, os royalties foram aumentados, visando diminuir os subsídios a uma das indústrias mais lucrativas do país.

O governo também elevou significativamente a quantia dos títulos que as empresas devem adquirir antes de iniciar uma perfuração, como parte das ações para proteger terras públicas, reduzir as emissões de combustíveis fósseis e expandir a energia renovável. Espera-se que essas mudanças resultem em um aumento de cerca de US$ 1,5 bilhão nos custos para as empresas do setor até 2032.

Estas medidas representam as mais significativas reformas do programa federal de arrendamento de petróleo e gás em décadas, de acordo com a secretária do Interior, Deb Haaland. A ideia por trás é reduzir a especulação, aumentar os resultados para a população e proteger os contribuintes de arcar com custos elevados de reparações ambientais.

Defensores do meio ambiente, organizações reguladoras e grupos de fiscalização financeira há muito tempo pediam por mudanças como essas. As novas regras, além de aumentar as taxas de royalties, também ajustam diversas outras taxas e tarifas para perfuração em terras públicas. Os recursos obtidos com as mudanças serão divididos entre os estados, financiamento de projetos de água na região oeste, Departamento do Tesouro e o Interior.

Apesar de críticas de representantes da indústria de petróleo e gás, que alegam que as mudanças prejudicarão a produção e a economia, a administração Biden defende que é necessário reduzir os subsídios e garantir uma compensação justa aos contribuintes. A transição para um modelo mais sustentável e voltado para energias renováveis é uma prioridade crescente em diversas partes do mundo, e essas medidas estão alinhadas a essa tendência.

No entanto, algumas empresas do setor alertam que os custos mais elevados podem tornar a perfuração inacessível para produtores menores, o que poderia resultar em falências e poços abandonados. A questão dos subsídios aos combustíveis fósseis é um tema controverso, mas a administração Biden segue firme em sua agenda de redução e realocação dos recursos que são usados para apoiar essa indústria. A trajetória rumo a uma economia mais sustentável parece ser o caminho a ser seguido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo