Programa Mover: Ministério habilita 23 empresas para redução de emissão de carbono na frota nacional. Novos critérios para desconto no IPI.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou nesta terça-feira (9) as 23 primeiras empresas habilitadas no Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), lançado no final do ano passado. As empresas automotivas habilitadas incluem grandes nomes como Toyota, Renault, General Motors (GM), Nissan, Mercedes-Benz, entre outras.

O Mover tem como objetivo principal reduzir a emissão de carbono na frota nacional, incentivando a inovação tecnológica no setor automotivo. Uma das formas de incentivo é a possibilidade de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos que atendam aos critérios estabelecidos pelo programa. Entre esses critérios estão a fonte de energia utilizada na propulsão, o consumo energético, a potência do motor e a reciclabilidade do veículo.

Além das empresas habilitadas, o MDIC informou que existem 18 pedidos em análise técnica que podem ser aprovados em breve. Esses pedidos incluem projetos de novas fábricas, novos modelos de veículos e iniciativas de pesquisa e desenvolvimento.

As empresas habilitadas poderão receber créditos financeiros para investir em inovações que contribuam para a descarbonização da frota de veículos no Brasil. Esses créditos variam de acordo com o valor investido e o grau de conteúdo nacional nas etapas produtivas. Caso as inovações desenvolvidas sejam exportadas, as empresas também poderão receber um valor adicional.

Para participar do programa, as empresas precisam produzir no país ou ter projetos de desenvolvimento voltados para o mercado brasileiro. A maioria das empresas habilitadas nesta primeira rodada de autorizações são fabricantes de veículos e autopeças que têm operações no Brasil.

O Mover representa uma iniciativa importante para fomentar a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo brasileiro, incentivando as empresas a investirem em tecnologias mais limpas e eficientes. Com a habilitação das primeiras empresas, o programa dá um passo importante rumo à redução das emissões de carbono e à modernização da indústria automobilística nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo