Procissão do Fogaréu emociona multidão de 20 mil pessoas em Goiás após dois anos de suspensão devido à pandemia.

Na madrugada desta quinta-feira, milhares de pessoas se reuniram na cidade de Goiás, a 140 km de Goiânia, para acompanhar a tradicional Procissão do Fogaréu. Mesmo com a ameaça de chuva, os cerca de 40 farricocos saíram às 00h do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, trajados como soldados romanos em busca de Jesus Cristo.

Segundo informações da prefeitura do município, aproximadamente 20 mil pessoas estiveram presentes no evento, que marca sua terceira realização após dois anos suspensos devido à pandemia. A escuridão tomou conta da cidade e apenas as tochas dos farricocos iluminavam o caminho durante mais de uma hora, enquanto os participantes simulavam a caça a Jesus.

A Procissão do Fogaréu, de origem medieval e trazida para a cidade em 1745 pelo padre João Perestrello de Vasconcelos Espíndola, foi declarada patrimônio cultural e imaterial do Estado de Goiás em 2018. Atualmente, a organização do evento fica por conta da OVAT (Organização Vilaboense de Artes e Tradições).

O encerramento da celebração ocorre com a chegada da prisão de Jesus na Igreja de São Francisco, simbolizando o Monte das Oliveiras. A Ovat trabalha em parceria com a Prefeitura de Goiás, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos, além de contar com o apoio por meio de doações.

Turistas de todas as partes do Brasil marcaram presença na Procissão do Fogaréu, testemunhando a tradição e a devoção dos moradores locais. O evento, que envolve fé, cultura e história, reúne anualmente uma multidão em uma das celebrações mais emblemáticas da região. A união entre a comunidade e a organização do evento garante a continuidade desse patrimônio cultural tão importante para a cidade de Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo