Perfil dos Usuários do Bike Sampa Revela Maioria Masculina e Branca em São Paulo, Aponta Estudo da Tembici

Homens correspondem a 64% dos usuários do serviço de bicicletas compartilhadas Bike Sampa, financiado pelo Itaú na cidade de São Paulo. Além disso, 67% dos usuários são pessoas brancas, revelou um levantamento da Tembici, empresa responsável pela operação do serviço.

A pesquisa também apontou que 43% dos usuários têm renda acima do valor médio do paulistano, que é de R$ 5.049, enquanto 41% possuem uma renda inferior a esse valor e 16% têm uma renda mensal próxima à média da cidade, na faixa de R$ 3.900 a R$ 6.500. O Bike Itaú, como o serviço é conhecido popularmente, foi lembrado por 48% dos entrevistados em uma pesquisa Datafolha.

A maioria das 240 estações e 3.000 bicicletas do serviço está localizada no centro expandido da cidade. Segundo Tomás Martins, presidente da Tembici, essa proximidade entre as estações é fundamental para o bom funcionamento do sistema. No entanto, há planos de expansão para outras regiões, como o bairro de Cidade Tiradentes, onde foi implantado um projeto piloto.

O serviço disponibilizado no terminal de ônibus de Cidade Tiradentes permite a retirada das bicicletas por até 12 horas, em contraste com os 60 minutos permitidos no centro da cidade. Essa diferença no tempo de uso visa atender às necessidades específicas de cada região e de cada perfil de usuário.

Além disso, estudos apontam que as bicicletas compartilhadas contribuem para a redução da emissão de dióxido de carbono na cidade. Outro benefício observado é a alta taxa de intermodalidade, com 71% dos usuários combinando o uso das bicicletas com outros meios de transporte e economizando em média R$ 1.300 por ano em custos de deslocamento.

A expansão da malha cicloviária de São Paulo ao longo da última década favoreceu o crescimento do Bike Itaú. A cidade ganhou 650 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, ampliando em dez vezes o tamanho da rede. A expectativa é que políticas públicas como a redução de velocidade nas vias e o compartilhamento de faixas possam incentivar ainda mais o uso de bicicletas na capital paulista.

Itaú e Tembici têm contrato para operar o Bike Sampa até 2032, com parte do serviço sendo financiada por assinaturas dos usuários. A preocupação com a mobilidade urbana, a redução da poluição e o incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis fazem com que o banco veja o Bike Itaú como um investimento social privado na sociedade.

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