Câmara dos Deputados homenageia Dia Internacional da Síndrome de Down e discute direitos e inclusão para pessoas com deficiência

No último dia 25 de março, o Plenário da Câmara dos Deputados foi palco de uma importante sessão em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Diversas pessoas com síndrome de Down participaram do evento, levantando bandeiras contra o preconceito e em defesa dos seus direitos.

A atriz e influencer digital Samanta Quadrado e o atleta, ator e ativista Breno Viola estiveram presentes, destacando a importância de combater estigmas e desafiar os estereótipos que cercam as pessoas com Síndrome de Down. A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou a importância de não rotular as pessoas e de oferecer oportunidades para que elas se desenvolvam plenamente.

Durante a sessão, foram discutidas ações do poder público em favor das pessoas com deficiência, como a inclusão da educação no Orçamento e a garantia de cotas para o mercado de trabalho. Além disso, foi anunciado o lançamento da Rede de Autodefensoria em Favor da Inclusão e contra o Capacitismo, uma iniciativa que visa empoderar as pessoas com Down na defesa de seus direitos.

Personalidades como Willian Vasconcelos, primeira pessoa com Síndrome de Down graduada em Direito no Brasil, e os influenciadores digitais Jefferson Barcelos e Maria Clara Machado, também marcaram presença na sessão, enfatizando a importância do apoio familiar e da luta por igualdade de oportunidades.

Samanta Quadrado e Breno Viola, ambos com Síndrome de Down, compartilharam suas experiências e destacaram a necessidade de as pessoas com deficiência trabalharem e terem a oportunidade de formar suas próprias famílias. Eles ressaltaram a importância de a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, sair do papel e ser efetivamente aplicada.

A sessão também contou com a presença de Isabel da Silva, que mesmo com a síndrome de Down, não permite que isso a impeça de realizar suas atividades diárias, como cuidar da neta, cozinhar e produzir peças artesanais para venda.

No geral, a sessão na Câmara dos Deputados foi um importante marco na luta pelo respeito e pela inclusão das pessoas com Síndrome de Down, destacando a importância de garantir igualdade de oportunidades e combater qualquer forma de preconceito e discriminação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo