Fitch Ratings rebaixa nota da China Vanke para BB+ devido ao enfraquecimento das vendas e restrições de financiamento no mercado.

A renomada agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito de longo prazo da gigante chinesa do setor imobiliário, China Vanke. O rating, que antes era de BBB, foi reduzido para BB+, enquanto a classificação da subsidiária da empresa em Hong Kong também sofreu um corte, passando para BB. Além disso, todos os ratings foram colocados em observação negativa, refletindo a situação delicada enfrentada pela empresa.

De acordo com a Fitch, essa decisão foi motivada pelo fraco desempenho das vendas da China Vanke e pela dificuldade de acesso ao financiamento no mercado. A agência alerta que esses fatores podem resultar na deterioração da flexibilidade financeira da companhia, que tem dívidas vencendo em 2024 e 2025. A observação negativa do rating também considera as incertezas em relação ao setor imobiliário chinês, as perspectivas de vendas da empresa, bem como seus planos de monetização de ativos e financiamento.

O rebaixamento do rating da China Vanke pela Fitch é mais um sintoma dos desafios enfrentados pelo mercado imobiliário chinês. Recentemente, a Justiça de Hong Kong determinou a liquidação da Evergrande, uma das empresas mais impactadas pela crise no segmento desde o ano passado.

Esses acontecimentos refletem a instabilidade e as dificuldades enfrentadas por algumas das principais incorporadoras imobiliárias da China. O setor, que vinha crescendo rapidamente nos últimos anos, agora enfrenta múltiplos desafios que estão impactando diretamente a saúde financeira das empresas do ramo. A China Vanke e outras empresas do setor agora precisam buscar soluções para reverter essa situação e retomar o crescimento sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo