Litoral brasileiro concentra mais de 50% da população, aponta Censo 2022 do IBGE

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo 2022 que revelam informações significativas sobre a população brasileira. De acordo com o levantamento, 111,28 milhões de pessoas residem em uma faixa de território que se estende até 150 quilômetros da costa do país. Esse número representa cerca de 54,8% da população total de 203,08 milhões de habitantes em 2022.

Uma análise comparativa com os dados de 2010 mostra que houve um aumento de aproximadamente 5 milhões de pessoas que vivem próximas ao litoral. No entanto, a proporção desse grupo em relação à população total diminuiu em relação a uma década atrás, quando era de 55,8%.

Além disso, a pesquisa revela que 9,42 milhões de indivíduos residem na faixa de fronteira, ou seja, em áreas localizadas até 150 quilômetros dos limites do território brasileiro. Esse contingente corresponde a 4,6% da população do país. Parte do litoral sul do Rio Grande do Sul e do noroeste do Amapá se encontram tanto na faixa litorânea quanto na faixa de fronteira.

Os dados detalhados do Censo 2022 são fruto da análise dos 452.388 setores censitários, que são territórios delimitados pelo IBGE para facilitar o estudo da população e dos domicílios em diversas regiões do Brasil. Esses setores permitem uma análise minuciosa dos dados de cada distrito e subdistrito do país, incluindo informações sobre o tipo de domicílio (particular, coletivo, permanente, improvisado, ocupado ou vago).

É importante ressaltar que as informações preliminares dos setores censitários foram divulgadas, mas os dados consolidados serão apresentados apenas no segundo semestre. Esses setores possibilitam obter informações específicas sobre áreas urbanas e rurais, auxiliando no planejamento de políticas públicas e no apoio a situações de emergência, como desastres naturais.

Os pesquisadores do IBGE enfatizam a importância do refinamento e aperfeiçoamento contínuo dos setores censitários ao longo dos anos, visando garantir uma maior precisão e atualização dos dados. Com a utilização de tecnologias avançadas e parcerias estratégicas, o instituto consegue oferecer informações detalhadas e de qualidade para subsidiar tomadas de decisão e ações do poder público em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo