Governo do Piauí lança projeto “Jovem Piauí” para auxiliar servidores estaduais com mais de 60 anos nas novas tecnologias

O governo do estado do Piauí, em Teresina, decidiu adotar uma medida inovadora para auxiliar os servidores públicos estaduais com mais de 60 anos a lidar com as novas tecnologias. Com cerca de 20% dos servidores nessa faixa etária e com mais de três décadas de atuação no setor público, a administração estadual lançou o programa Jovem Piauí.

A iniciativa consiste em selecionar 400 estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, matriculados a partir do 5º ano do ensino fundamental nas escolas públicas da capital, para auxiliar os servidores mais experientes. Os jovens contratados terão uma carga diária de trabalho de seis horas, com remuneração de R$ 720, seguro de vida, vale transporte e outros benefícios.

Segundo o secretário de Administração do Piauí, Samuel Nascimento, a transformação digital está impactando diretamente a vida dos servidores mais antigos, e é fundamental prepará-los para essa nova realidade. O programa Jovem Piauí visa, além de auxiliar os servidores, promover a integração entre diferentes faixas etárias e ressignificar a experiência dos colaboradores.

O processo de seleção dos jovens inclui critérios como desempenho acadêmico, perfil social e disponibilidade dos candidatos. A expectativa é de receber cerca de 15 mil inscrições, de um total de aproximadamente 80 mil estudantes da rede estadual. Os jovens selecionados passarão por um curso de formação para entender o funcionamento do estado e serão distribuídos em todas as 39 secretarias e autarquias do estado.

Inicialmente implementado em Teresina, o programa visa alcançar 1.500 vagas para jovens aprendizes em todo o estado. Com a proposta de promover a inclusão digital e facilitar o acesso dos servidores mais velhos às novas tecnologias, o governo do Piauí aposta na inovação e na integração intergeracional como estratégias para modernizar o setor público.

Dessa forma, o programa Jovem Piauí surge como uma iniciativa pioneira e promissora para auxiliar os servidores públicos mais experientes a se adaptarem às demandas do mundo digital, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os jovens estudantes da rede pública de ensino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo