O avesso da pele: uma história censurada que desafia estereótipos raciais e aborda a luta pela identidade negra no Brasil.

O livro “O avesso da pele”, escrito por Jeferson Tenório e publicado pela Companhia das Letras, tem sido alvo de críticas e tentativas de censura desde o seu lançamento em 2020. A obra, que foi premiada com o Prêmio Jabuti em 2021, conta a história de Pedro, um homem negro que busca reconstruir as memórias e traumas de sua família após a morte trágica de seu pai em uma abordagem policial. No entanto, recentemente o livro foi alvo de censura e teve ordens de recolhimento emitidas em três estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul.

As críticas à obra foram baseadas em linguagem considerada inadequada para menores de 18 anos e em cenas de abuso sexual envolvendo os personagens. Contudo, quem já leu “O avesso da pele” sabe que esses elementos são utilizados para denunciar o racismo e os estereótipos enfrentados pelos personagens, como a hipersexualização dos homens negros.
A capa do livro, que apresenta a pintura de Antonio Obá intitulada “Trampolim”, também traz uma história por trás de sua criação. A imagem reflete a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos durante a década de 1960, simbolizando a resistência dos negros diante da opressão.

Jeferson Tenório, autor da obra, defende que seu livro não se trata apenas de violência policial e racismo, mas de uma narrativa profunda sobre a identidade e memória das pessoas negras. Ele destaca a importância de enxergar além da cor da pele e dos estereótipos, ressaltando a complexidade e singularidade de cada indivíduo.

A censura à obra de Tenório levanta questões sobre os motivos por trás dessas medidas e os interesses envolvidos. Em um contexto em que a violência contra a população negra é alarmante, impedir a circulação de obras que abordam essa realidade é um retrocesso. A literatura tem o poder de provocar reflexões e transformações sociais, sendo essencial para ampliar o debate sobre questões tão urgentes.

Diante desse cenário, é fundamental garantir a liberdade de expressão e o acesso à diversidade de ideias e perspectivas. Autores como Jeferson Tenório são essenciais para ampliar o debate sobre questões raciais e sociais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A censura não pode calar vozes que lutam por mudanças e por um mundo mais inclusivo e tolerante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo