Onda de Calor Atinge Mato Grosso do Sul e Parte de São Paulo, Alerta Inmet para Altas Temperaturas nos Próximos Dias

Uma nova onda de calor está prevista para atingir o Mato Grosso do Sul nos últimos dias de abril, mantendo as temperaturas elevadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), metade do estado de São Paulo também será afetada por essa onda de calor. A região oeste de São Paulo estará dentro da área afetada, mas a região metropolitana não será atingida. Além disso, outros quatro estados podem ser parcialmente afetados, com Mato Grosso e Goiás devendo ficar atentos, principalmente ao sul dos dois estados. No Paraná, a temperatura também deve subir em municípios do norte, e parte da região do Triângulo Mineiro também será impactada.

O alerta emitido pelo Inmet tem validade até às 18h de quarta-feira e indica que pelo menos 694 municípios serão afetados pela onda de calor. Cidades como Dourados (MS) e Araçatuba (SP) terão previsão de temperaturas de até 36 ºC, consideravelmente altas para o outono.

A intensificação das ondas de calor pode estar relacionada ao fenômeno El Niño, que tem sido observado no território brasileiro desde o ano passado, gerando temperaturas recordes em algumas regiões. Esse fenômeno, que acontece em intervalos de três a sete anos, está se aproximando do fim de acordo com a Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (Noaa).

Enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste sofrem com o calor, o Sul do Brasil enfrenta chuvas intensas devido às mudanças na circulação das massas de ar provocadas pelo El Niño. O Inmet emitiu um alerta de tempestades para a região metropolitana de Porto Alegre e a porção sul do Rio Grande do Sul, destacando a possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo.

Em contrapartida, o Nordeste também foi atingido por chuvas intensas, com três casas desabando em Fortaleza durante uma tempestade na madrugada de sábado. No Bairro Conjunto Palmeiras II, embora não tenham ocorrido feridos, os estragos foram significativos. Em resumo, o Brasil enfrenta desafios climáticos diversos, desde ondas de calor intensas até tempestades devastadoras, com previsões de mudanças drásticas no clima causadas pelo aquecimento global e fenômenos climáticos como o El Niño.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo