Baixa cobertura vacinal em crianças contra a covid-19 preocupa e alerta para persistência de mortes, aponta boletim do Observa Infância.

A cobertura vacinal completa contra a covid-19 em crianças ainda é baixa, o que levanta um alerta em relação à persistência no número de mortes causadas pela doença nesse grupo etário. De acordo com dados divulgados pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis, apenas 11,4% dos jovens com menos de 14 anos receberam as três doses do imunizante.

Desde 2023, a vacina contra a covid-19 está disponível para crianças a partir de 6 meses de idade, com um esquema vacinal completo composto por três doses. No entanto, o boletim do Observa Infância revela que, quanto menor a idade das crianças, menor é a aplicação do imunizante. Enquanto na população adulta 14,9% já completaram o ciclo de quatro doses da vacina.

Entre as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 14,2% receberam duas doses e somente 6,3% concluíram as três aplicações necessárias. Nos grupos de 3 a 4 anos e de 5 a 11 anos, os números também não são animadores, com baixas porcentagens de crianças que completaram o esquema vacinal.

Além disso, o boletim traz dados alarmantes sobre as mortes de crianças por covid-19, ressaltando a importância da vacinação. A comparação entre as oito primeiras semanas dos anos entre 2021 e 2024 mostra um aumento significativo no número de óbitos infantis nos últimos anos, mesmo com a disponibilidade da vacina para esse grupo desde 2023.

A Fiocruz destaca a necessidade de intensificar a vacinação das crianças e adolescentes, apontando que a persistência no número de mortes entre 2023 e 2024 pode estar diretamente relacionada à baixa cobertura vacinal nesse público. Segundo os pesquisadores, é urgente aumentar a cobertura vacinal para combater efetivamente a disseminação do vírus e proteger os mais jovens das formas graves da doença.

O coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, alerta para a importância de utilizar a vacina disponível em todos os municípios para garantir a saúde das crianças, especialmente em um cenário com a circulação de outras doenças perigosas, como a dengue. A vacinação é uma estratégia fundamental para controlar a pandemia e proteger as crianças contra os graves impactos da covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo