Presidente Lula e presidente da Espanha assinam acordos bilaterais e alinham propostas para acordo entre Mercosul e UE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (6), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, em visita oficial ao Brasil. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e resultou na assinatura de acordos bilaterais em diversas áreas, como comunicações, ciência, tecnologia, inovação, administração pública e saúde. Ambos os líderes expressaram o interesse em fortalecer as relações políticas, comerciais e de investimentos entre os dois países.

Um dos principais temas discutidos foi o avanço das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Sánchez destacou que a Espanha apoia a conclusão do acordo e a necessidade de diversificação de parcerias comerciais para garantir a estabilidade econômica após eventos como a guerra na Ucrânia. O presidente espanhol ressaltou a importância do acordo para fortalecer os laços comerciais e de investimento entre América Latina e União Europeia.

Lula também enfatizou a importância do acordo Mercosul-UE e destacou que a França tem sido um obstáculo devido a interesses protecionistas no setor agrícola. No entanto, ele ressaltou a necessidade de finalizar o acordo para impulsionar a economia dos países envolvidos e demonstrar a disposição de avançar no cenário global.

Além dos acordos comerciais, a agenda de Sánchez no Brasil incluiu visitas a empresas e encontros com empresários espanhóis. O presidente espanhol elogiou o ambiente favorável para investimentos no Brasil, especialmente em setores como transição energética e enfrentamento às mudanças climáticas. Com um estoque total de investimentos espanhóis estimado em US$ 59 bilhões, o Brasil se destaca como um destino atrativo para empresas espanholas.

As discussões entre os líderes também abordaram temas como a defesa da democracia e a colaboração em questões globais, como a crise no Oriente Médio e o conflito entre Rússia e Ucrânia. Para Lula, a defesa da democracia está diretamente ligada à luta contra exclusão social e discriminação racial, destacando a importância de projetos inclusivos para construir sociedades justas e democráticas.

Após os encontros no Palácio do Planalto, Sánchez participou de um almoço no Palácio do Itamaraty e teve agendas previstas no Congresso Nacional. A visita do presidente espanhol ao Brasil reforça os laços entre os dois países e sinaliza o interesse mútuo em ampliar a cooperação em diversas áreas. Esse encontro representa um passo importante na consolidação das relações políticas e econômicas entre o Brasil e a Espanha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo