Chuvas intensas no litoral sul de São Paulo causam estragos e alagamentos em diversos municípios da região

As fortes chuvas que atingiram o litoral sul de São Paulo nas últimas 24 horas causaram estragos e pontos de alagamentos em diversos municípios da região. Mongaguá foi um dos locais mais afetados, com um acumulado de 350mm de chuva, seguido por Itanhaém, com 234mm, São Vicente, com 232mm, Peruíbe, com 137mm, Cubatão, com 133mm, e Guarujá, com 123mm.

Os danos causados pela intensidade das chuvas foram evidenciados em Itanhaém, onde ocorreram alagamentos e deslizamentos de terra. O córrego Terra da Marinha transbordou temporariamente, inundando uma residência. Felizmente, os moradores não precisaram ser evacuados.

Em São Vicente, também foram registrados pontos de alagamentos, com seis vias da cidade atingidas. A Defesa Civil local informou que, apesar dos transtornos, não houve desalojados, desabrigados ou vítimas.

No Jardim Alice, em Praia Grande, um deslizamento de terra afetou cerca de 12 moradias, resultando no desalojamento de aproximadamente 30 pessoas, que foram encaminhadas para casa de parentes. Já em Mongaguá, que teve o maior volume de precipitações, foram registrados três pontos de deslizamento, um dos quais interditou a Rua Inocêncio dos Passos.

Em resposta aos estragos, a cidade de Mongaguá disponibilizou um abrigo temporário no Ginásio de Esportes Agenor de Campos para acolher os afetados, com 79 moradores já procurando auxílio até o momento. A Defesa Civil estadual, em colaboração com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizou vistorias na Baixada Santista, apoiando as associações de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém.

Além do litoral sul, outras cidades como Avaré e Santa Isabel também enfrentaram chuvas intensas e pontos de alagamento, reforçando a importância da prevenção e do monitoramento constante das condições climáticas em todo o estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo