Aquilombamento: a luta contra o racismo e desigualdades raciais no Brasil

A advogada Marinete da Silva, mãe da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada há quase seis anos junto com o motorista Anderson Gomes, participou na última sexta-feira (1º) de um encontro de representantes de comunidades quilombolas promovido pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro. Diante de uma plateia de centenas de ativistas de diversas gerações, Marinete convocou as pessoas a se unirem em uma série de atividades ao longo do mês de março para homenagear a memória de Marielle e Anderson e clamar por justiça.

A mãe da vereadora ressaltou a importância do “Março com Marielle e Anderson” como uma oportunidade para aquilombar, termo que define a união e resistência das comunidades quilombolas. Ela destacou que o assassinato ainda doloroso após seis anos é um momento em que é preciso se unir ainda mais.

A luta contra o racismo, as desigualdades raciais e a busca por titulação de territórios quilombolas são fundamentais para a ação política, que sempre esteve presente no trabalho de Marielle Franco. Com base nos dados do Censo 2022, o Brasil possui cerca de 1,33 milhão de quilombolas, sendo que a maioria vive fora de territórios oficialmente reconhecidos.

Marinete ressaltou que o aquilombamento representa a união, agregação e resistência das comunidades quilombolas e que este movimento tem sido fundamental para enfrentar o racismo, a falta de estrutura e o apoio necessário para essas populações.

O Instituto Marielle está organizando diversas ações para marcar os seis anos do crime, incluindo uma missa e um festival em homenagem à vereadora e a Anderson. O caso dos assassinatos ainda está sob investigação da Polícia Federal, com envolvimento de ex-policiais militares e suspeitos ligados a milícias. A busca por justiça e o combate ao racismo e à desigualdade racial continuam sendo bandeiras levantadas em memória de Marielle Franco e seu legado de luta pelos direitos humanos e pela igualdade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo