Polícia Civil desmantela central de golpe para negativados em São Paulo; nove pessoas são presas por estelionato

Na manhã desta quinta-feira (29), uma operação realizada pela Polícia Civil resultou no fechamento de uma central de golpes voltada para pessoas negativadas em um edifício localizado no vale do Anhangabaú, região central de São Paulo. Os golpistas, de acordo com as autoridades, ofereciam falsos empréstimos para indivíduos com restrições no nome, utilizando métodos remotos de comunicação e prometendo realizar os depósitos dos valores desejados via Pix.

O esquema fraudulento consistia em atrair as vítimas por meio de pesquisas na internet, levando-as para uma conversa no WhatsApp. Ao informar que a pessoa não possuía uma pontuação de crédito adequada para o empréstimo, os golpistas solicitavam um depósito como garantia de liberação do dinheiro – com o beneficiário do depósito sendo uma pessoa física, já que não possuíam uma empresa registrada.

Segundo informações da 1° Cerco (Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado), os golpistas se aproveitavam da vulnerabilidade daqueles que se encontravam com pendências financeiras para aplicar o golpe. Após dois meses de investigação, nove pessoas foram presas em flagrante por estelionato e associação criminosa, sendo encontradas em duas salas no mesmo imóvel.

A chefe dos escrivães, Eliana Rangel, destacou a importância da operação, afirmando que a ação conseguiu desmantelar uma associação criminosa que realizava golpes em todo o país, explorando a situação de desespero e necessidade das vítimas. As autoridades agora buscam localizar as vítimas dos golpes para calcular o montante de dinheiro movimentado pela quadrilha, visando trazer justiça às pessoas prejudicadas por essa prática criminosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo