Pesquisa da Universidade Harvard revela: Emagrecimento significativo pode ser sinal de câncer, alertam especialistas.

Um novo estudo realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e publicado na renomada revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA), trouxe importantes conclusões sobre a relação entre a perda de peso e o aumento da incidência de câncer. De acordo com a pesquisa, a taxa de incidência de câncer entre pessoas que perderam mais de 10% do peso corporal em dois anos foi 37% maior em comparação com aquela observada em indivíduos que não emagreceram nessa magnitude após 12 meses.

Ao longo de 28 anos, o estudo contou com a participação de 157.474 profissionais de saúde com mais de 40 anos de idade, levando em consideração suas intenções de perda de peso, medidas através da prática de exercícios físicos e da adesão a uma dieta saudável. Os resultados foram surpreendentes, especialmente para aqueles que não tinham intenção de emagrecer, mas perderam 10% do peso em dois anos, apresentando uma incidência de câncer 95% maior do que os que mantiveram o peso. Já entre os que perderam peso de maneira intencional, o diagnóstico de câncer foi 30% maior.

Segundo o educador físico Leandro Rezende, coautor do estudo, a perda de peso significativa e, especialmente, não intencional, pode ser um sintoma importante da presença de um tumor. No entanto, ele ressalta que a perda de peso por si só não deve gerar alarme, mas sim o acompanhamento das características desse processo de emagrecimento.

O estudo também apontou que o tipo de câncer mais observado entre os participantes que perderam mais de 10% do peso corporal foi o de trato gastrointestinal superior, que engloba órgãos como esôfago, estômago, fígado, trato biliar e pâncreas. O oncologista gastrointestinal Felipe Coimbra ressalta que a perda de peso é frequentemente associada a tumores nesse local devido a possíveis obstruções causadas pelos tumores.

Além disso, a pesquisa também destaca a importância de estar atento a outros sintomas como dificuldade para engolir, sensação de plenitude precoce, estufamento abdominal, entre outros, que podem indicar a presença de um câncer gastrointestinal. A detecção precoce é fundamental para vencer a doença.

Em casos de emagrecimento rápido não intencional, como no linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, é crucial observar outros sinais como sudorese noturna e febre leve ao final do dia. O hematologista Eduardo Rego destaca que a perda de peso expressiva deve ser levada a sério, pois pode ser um alerta para outros tipos de tumores que afetam o equilíbrio hormonal e o apetite dos pacientes.

Portanto, a pesquisa realizada pela Universidade Harvard traz importantes contribuições para a compreensão dos sinais e sintomas que podem estar relacionados à presença de câncer, enfatizando a importância da atenção à perda de peso e outros aspectos do corpo que podem indicar a necessidade de buscar cuidados médicos adequados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo