Pesquisa da Harvard Law School e GFN recomenda políticas para reduzir desperdício de alimentos e insegurança alimentar no Brasil

Uma pesquisa realizada em 24 países pela Food Law and Policy Clinic (FLPC), da renomada Harvard Law School, juntamente com a The Global FoodBanking Network (GFN), trouxe valiosas recomendações sobre como os legisladores brasileiros podem contribuir para a redução do desperdício de alimentos e a insegurança alimentar no país. O estudo resultou no Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos, que analisa as leis e políticas que impactam a doação de alimentos em escala mundial.

No Brasil, a pesquisa teve como interlocutor o programa Sesc Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que serviu como mediador entre os pesquisadores de Harvard e outras instituições que trabalham com bancos de alimentos. Segundo a diretora de Programas Sociais do Sesc, Janaína Cunha, uma das recomendações é a adoção de políticas locais e nacionais que incentivem a doação de alimentos excedentes, destacando o importante trabalho realizado pelo programa Sesc Mesa Brasil, que recolhe alimentos que seriam desperdiçados e os distribui para quem mais necessita.

A pesquisa ressaltou a importância de conscientizar as empresas sobre a possibilidade de doar alimentos para evitar o desperdício. O programa Sesc Mesa Brasil, que conta com 3 mil empresas parceiras e atende mensalmente cerca de 2 milhões de pessoas, tem como objetivo não apenas combater o desperdício, mas também educar sobre o aproveitamento integral dos alimentos, como o uso de cascas de frutas em preparações nutritivas.

Além disso, a pesquisa destacou que o Brasil pode implementar medidas importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa decorrentes do desperdício de alimentos. Uma das recomendações é a criação de um sistema de rotulagem padrão que diferencie claramente as datas de validade baseadas na segurança e na qualidade dos alimentos, a fim de evitar descartes desnecessários.

A pesquisa resultou em diversas recomendações que visam promover políticas eficazes de doação de alimentos, incentivando a participação de doadores e organizações de recuperação de alimentos. Embora não haja um compromisso oficial por parte do governo ou de entidades privadas como o Sesc em implementar todas as recomendações, é fundamental que iniciativas como o programa Sesc Mesa Brasil continuem trabalhando para combater a insegurança alimentar no país.

O estudo Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos está disponível para consulta online e oferece uma visão abrangente das políticas de doação de alimentos em diversos países. A pesquisa ressalta a importância de ações concretas para enfrentar o desperdício de alimentos e garantir o acesso a uma alimentação adequada para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo