SBP e SPP lançam Cartilha de Desenvolvimento para profissionais de saúde e pais de crianças de 2 meses a 5 anos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), lançará na próxima segunda-feira (26) a Cartilha de Desenvolvimento – 2 meses a 5 anos, um programa elaborado pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, com o objetivo de auxiliar na identificação precoce de atrasos no neurodesenvolvimento. A presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, Liubiana Arantes de Araújo, explicou que a cartilha tem o intuito de informar equipes de saúde, educação, pais e outros cuidadores sobre os marcos de desenvolvimento esperados para cada faixa etária, permitindo a detecção precoce de possíveis atrasos e ações imediatas para intervenção.

De acordo com Liubiana, a cartilha é um guia baseado em estudos científicos e pesquisas publicadas, oferecendo orientações claras e precisas para os responsáveis pelas crianças. A universalidade dos marcos de desenvolvimento presentes na cartilha foi destacada, ressaltando que independentemente de onde a criança viva, existem limites estabelecidos para o desenvolvimento neurológico. A genética influencia no potencial de desenvolvimento de uma criança, mas o ambiente e os estímulos recebidos também desempenham um papel importante.

A publicação, com 28 páginas divididas em 12 seções representativas das diferentes faixas etárias da criança, fornece descrições dos marcos esperados para cada idade, permitindo aos pais acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e discutir eventuais atrasos com os pediatras. Flávio Melo, integrante do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SPP, destaca a importância dos cinco primeiros anos de vida para o neurodesenvolvimento completo, ressaltando que o comportamento observado nessa fase pode fornecer pistas cruciais sobre a saúde e o desenvolvimento das crianças.

A disponibilização da cartilha no site da SBP nas próximas semanas visa garantir que pais de todo o país tenham acesso a informações de qualidade para auxiliar no acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos. A iniciativa da SBP e SPP demonstra o comprometimento das entidades em promover a saúde e o bem-estar das crianças brasileiras, oferecendo ferramentas e orientações valiosas para o cuidado infantil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo