Homem é preso com 5 kg de cocaína em navio de cruzeiro no Rio de Janeiro durante operação de GLO no porto

Na manhã deste sábado, a Polícia Federal realizou a prisão de um homem que foi flagrado transportando 5 kg de cocaína em um navio de cruzeiro que estava atracado no Rio de Janeiro. O cruzeiro havia partido de Ilhéus, na Bahia, e durante o trajeto, agentes da PF identificaram a presença da droga a bordo. Uma pessoa suspeita de envolvimento no caso já havia sido detida na cidade.

A prisão foi efetuada com a emissão de um mandado de prisão preventiva pela 1ª Vara Federal de Ilhéus, sendo cumprido por policiais federais especializados no Núcleo Especial de Polícia Marítima. O indivíduo, cuja identidade não foi revelada, foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro e posteriormente será transferido ao sistema prisional do estado.

Segundo a Polícia Federal, a ação faz parte da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que está em andamento nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos, além dos aeroportos do Galeão e Guarulhos. O decreto de GLO está em vigor desde novembro do ano passado e tem duração prevista até maio deste ano, sendo uma ação conjunta entre diversos órgãos de segurança.

As GLOs são operações que permitem a atuação de militares com poder de polícia em situações em que as forças tradicionais de segurança pública se mostram insuficientes. Essas ações ocorrem de forma episódica, em áreas restritas e por tempo limitado, visando restabelecer a ordem e a segurança pública. A prisão do indivíduo no navio de cruzeiro evidencia a eficiência desse tipo de operação coordenada entre as autoridades competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo