Marquinhos de Oswaldo Cruz guia documentário sobre a história do samba carioca e Trem do Samba da TV Brasil

A TV Brasil encerrou a programação temática de folia com a estreia do documentário original “Estação Oswaldo Cruz”. O programa foi ao ar no domingo, dia 18, às 20h30, e tem como objetivo celebrar a cultura e a história do tradicional bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, berço do samba carioca.

Com material exclusivo, o documentário conta com a participação de Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor e compositor que é figura central na cena cultural do estado. O artista guiou o passeio pelo Trem do Samba com as equipes do canal em dezembro de 2023.

Marquinhos é responsável pela organização de uma grande festa que reúne rodas de samba e shows para festejar o ritmo e o legado de diversas personalidades há quase 30 anos. O evento é influenciado pela escola de samba Portela, reduto de grandes nomes da velha guarda. A manifestação busca preservar a memória e é uma forma de homenagear e respeitar a ancestralidade do samba.

Além da Portela, o documentário também resgata bambas que marcaram época como Paulo da Portela, Donga, Candeia, Manacéia, Argemiro, Tia Doca, Dona Esther e Monarco. Estes líderes da música negra são referência para as atuais e novas gerações de moradores e talentos da região.

O documentário também aborda a história do Trem do Samba, que parte sempre em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, da Central do Brasil e segue até Oswaldo Cruz. Os artistas se misturam ao povo e relembram os tempos de repressão, trazendo alegria e disposição para celebrar.

A produção, com roteiro e direção de Aline Lanari, acompanha Marquinhos em todas as atividades do dia do Trem do Samba, levando o telespectador para uma viagem pelas origens do samba no Rio de Janeiro, ao recordar histórias e personagens fundamentais para a construção do ritmo.

O documentário “Estação Oswaldo Cruz” é uma celebração da cultura e da história do bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, destacando a importância do samba e homenageando grandes nomes do gênero. Com o carisma e a descontração de Marquinhos de Oswaldo Cruz, o documentário oferece uma experiência envolvente e informativa sobre a rica tradição do samba carioca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo