Desfiles de oito escolas de samba encerram apresentações da Série Ouro no sambódromo do Rio de Janeiro neste sábado

Hoje, o sambódromo do Rio de Janeiro será o centro das atenções com os desfiles de oito escolas de samba, encerrando as apresentações da Série Ouro. A grande vencedora terá o direito de se apresentar no Grupo Especial no próximo ano, consolidando-se como uma das elite do carnaval carioca.

As escolas que desfilarão neste sábado são: Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano. Cada agremiação abordará enredos variados, desde tradições nordestinas até mensagens contra o racismo e práticas religiosas. Os desfiles estão programados para começar às 21h.

Na noite de sexta-feira, outras oito escolas já percorreram a Marquês de Sapucaí, proporcionando à plateia uma diversidade de enredos que homenagearam manifestações culturais regionais, cultos a ancestralidades e trabalhadores informais.

Em comparação com as agremiações do Grupo Especial, as escolas da Série Ouro têm menos recursos para levar seus enredos ao sambódromo. No primeiro dia de desfiles, houve contratempos com atrasos na chegada de fantasias, dificuldades com carros alegóricos e até um princípio de incêndio em um deles, durante a apresentação do Império da Tijuca.

Dentre as 16 agremiações da Série Ouro, muitas já estiveram na elite do carnaval carioca e duas delas foram campeãs. A Escola Estácio de Sá conquistou o título em 1992, com o enredo “Pauliceia Desvairada”, enquanto o Império Serrano foi nove vezes campeão, sendo uma das mais vitoriosas nas décadas de 1940 e 1950, com seu último título em 1982, com o enredo “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo