SÃO PAULO – InvestSP mobiliza gestores locais para acelerar a chegada do 5G em cidades de São Paulo.

O investimento em tecnologia para acelerar a chegada do 5G tem sido uma prioridade para o Estado de São Paulo. Até o final de 2023, 48% das cidades brasileiras haviam atualizado suas leis das antenas, permitindo o avanço da internet de alta velocidade. Esses números foram divulgados pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado, e pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne empresas de telecomunicações.

A atualização das leis das antenas é um passo fundamental para que as operadoras possam investir na infraestrutura do 5G. A tecnologia 5G oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida do que as anteriores, exigindo a instalação de pequenas antenas posicionadas mais próximas umas das outras, em uma estrutura mais descentralizada.

No primeiro semestre de 2023, a SDE e a InvestSP lançaram o programa TecnoCidades, com o objetivo de mobilizar gestores locais em todas as regiões paulistas para levar informações e orientar as prefeituras e câmaras municipais no processo de atualização das leis das antenas. Como resultado desse esforço, 155 cidades do Estado já têm 5G ou estão em processo de instalação e licenciamento das antenas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, enfatizou a importância da conectividade de alta performance para alavancar o setor produtivo. Já Thiago Camargo, diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, ressaltou que a conectividade tem se tornado um fator decisivo para a atração de investimentos e para tornar os municípios ainda mais competitivos.

Além do programa TecnoCidades, a SDE e a InvestSP também têm mobilizado a troca das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais. Com a chegada do 5G, o sinal dos equipamentos antigos pode sofrer interferências e será desativado nos próximos meses. A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas, que pode ser feita gratuitamente.

A troca das antenas está disponível para beneficiários de programas sociais do Governo Federal, registrados no Cadastro Único e que possuem uma parabólica convencional com sinal ativo. Os novos equipamentos são oferecidos pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada pelas operadoras que ganharam a concessão do 5G. As regras para ter acesso ao equipamento podem ser consultadas no site do Siga Antenado.

Com o avanço da conectividade, o Estado de São Paulo tem se destacado como um dos líderes na implantação do 5G. A iniciativa de atualizar as leis das antenas e promover a troca gratuita das antenas parabólicas tradicionais pelas digitais demonstra o compromisso do Estado com a inserção da população em um novo patamar tecnológico, beneficiando a economia local e a qualidade de vida dos cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo