Governador do RS alerta para golpes em meio à tragédia das enchentes e reforça canal seguro de doações para vítimas.

Neste domingo (5), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez um alerta importante em relação a golpistas que estão se aproveitando da situação catastrófica vivida pelo estado para aplicar golpes. Em meio à solidariedade e às doações recebidas para ajudar as vítimas das enchentes, Leite destacou a existência de pessoas mal-intencionadas que estão utilizando a sensibilidade das pessoas para benefício próprio.

Segundo o governador, as tentativas de golpe envolvem o canal de doações SOS Rio Grande do Sul, que utiliza a chave PIX com o CNPJ 92.958.800/0001-38. Ele ressaltou que, ao realizar a doação, é fundamental que o SOS Rio Grande do Sul seja o destinatário e que a instituição seja o Banrisul. Caso essas informações não estejam claras no momento da doação, é provável que se trate de um golpe.

Até o momento, já foram arrecadados R$ 38,2 milhões em doações, que serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes. O governador agradeceu as contribuições e esclareceu que o dinheiro não será direcionado para a conta do governo, mas sim administrado por um comitê gestor com a participação de entidades que atuam na área social.

É importante ressaltar que os recursos serão utilizados para auxiliar as famílias afetadas pelas enchentes, bem como micro e pequenos empreendedores que perderam seus negócios durante as adversidades. Além disso, o governador destacou que o governo estadual contará com recursos do orçamento e apoio do governo federal para realizar ações como obras e aquisição de equipamentos.

O cenário no Rio Grande do Sul é preocupante, com 78 mortes registradas devido às fortes chuvas que assolaram a região ao longo da última semana. As condições climáticas extremas afetaram todos os serviços básicos no estado, tornando essa a pior tragédia climática já vista na região.

Diante desse contexto, é fundamental que a população esteja atenta e verifique a veracidade das informações ao realizar doações, evitando cair em golpes e garantindo que as contribuições efetuadas sejam direcionadas corretamente para ajudar aqueles que mais precisam neste momento de calamidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo