SÃO PAULO – Governo de SP busca captação de capital privado em roadshow pela Europa para 13 projetos estimados em R$220 bilhões.

O desenvolvimento econômico e a expansão da infraestrutura do Estado de São Paulo têm sido pauta de discussão em uma série de reuniões realizadas por autoridades paulistas na Europa. O objetivo é estreitar o diálogo com grupos internacionais interessados em investir em projetos de concessões, parcerias e desestatizações no território paulista.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância dessas missões internacionais para atrair capital privado para projetos de grande porte, assegurando avanços importantes para a população, como a chegada do trem a Campinas e Sorocaba, a ampliação das linhas da CPTM e a expansão do Metrô para outras cidades da Grande São Paulo. O governador lidera a comitiva estadual na primeira missão internacional do Governo de São Paulo em 2024 e tem participado de reuniões com lideranças de empresas globais na Espanha, Itália e França. O grupo apresenta oportunidades de investimento no estado por meio do PPI-SP (Programa de Parceria em Investimentos de São Paulo).

Além do governador, participam do roadshow os secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Lais Vita (Comunicação), bem como o presidente da InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico –, Rui Gomes.

Tarcísio ressaltou a importância de São Paulo apresentar os projetos já qualificados ao maior número possível de empresas com expertise mundial em infraestrutura, logística, mobilidade, energia e saneamento. Além de atrair investimentos que ainda não estão no país, a medida assegura mais competição e aplicação de tecnologia de ponta nas obras e serviços para a população.

Durante a missão, a comitiva paulista se reuniu com executivos do grupo Vinci, líder mundial nos segmentos de concessões, energia e construção. As conversas giraram em torno de leilões rodoviários e projetos de mobilidade urbana promovidos pelo Governo de São Paulo, além do túnel Santos Guarujá. O governador também teve encontros com gestores do BNP Paribas e da Alstom, buscando fortalecer parcerias e atrair investimentos.

A missão do Governo de São Paulo na Europa se encerra com reuniões com diretores do Stoa, fundo de investimento europeu especializado em infraestrutura e energia, e com a Transdev, empresa internacional que opera no setor de transporte público em 19 países.

Para o Estado de São Paulo, a expectativa é de que as oportunidades de investimento gerem um total de mais de R$ 220 bilhões em capital privado, com projetos como o Trem Intercidades Eixo Norte, concessões e parcerias de infraestrutura rodoviária e ferroviária, e desestatizações da Sabesp e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). Com 20 projetos qualificados e a previsão de 44 leilões até o final de 2026, a gestão estadual tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento econômico e a infraestrutura do estado por meio de parcerias com investidores internacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo