SÃO PAULO – Alunos da Etec Santa Ifigênia resgatam receitas de família em atividade de curso técnico de gastronomia.

A turma do curso Técnico de Gastronomia da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, localizada na capital do Estado de São Paulo, realizou uma atividade diferente no fim do semestre. O objetivo da atividade era resgatar receitas de família, algo que proporcionasse aos alunos uma sensação de afeto e acolhimento. A proposta partiu do professor da disciplina Gastronomia e Hospitalidade, Cláudio Arcanjo, que acreditava na importância de resgatar as histórias e sabores ligados à culinária familiar.

O professor explicou que a disciplina traz a história da alimentação, e que as receitas de família carregam consigo muita história. Segundo ele, cada aluno é de uma região específica e tem uma relação particular com a comida. Em um momento que as pessoas buscam praticidade na alimentação, com a ampla oferta de delivery e comidas ultraprocessadas, Cláudio Arcanjo enfatizou a importância de resgatar as origens dos alimentos e sua relação com nossas memórias afetivas.

Durante a atividade, os estudantes escreveram à mão as receitas e sua origem, compartilhando as histórias por trás de cada prato e como essas receitas foram passadas adiante na família. O objetivo era resgatar os cadernos de receitas, que estão se perdendo com o avanço da tecnologia, e com isso, salvaguardar um pouco da história culinária de cada um.

Após essa primeira etapa, os alunos elaboraram fichas técnicas detalhadas com informações sobre o modo de preparo, rendimento e outras observações. Em seguida, partiram para a execução em laboratório. O professor destacou a variedade de receitas, desde bolos até pratos típicos, todos repletos de afeto e memórias familiares. As receitas não ficaram apenas na apresentação dos pratos, o professor reuniu as receitas em um eBook.

Essa importância das receitas de família e sua relação com a memória afetiva também foi tema de estudo de um grupo de alunas do curso Técnico de Nutrição e Dietética na Etec Sales Gomes, de Tatuí. Elas investigaram, por meio de um questionário, o poder que os doces têm de marcar a memória das pessoas.

Em Tatuí, conhecida como Terra dos Doces Caseiros, as alunas tiveram contato com diferentes perspectivas sobre a relação das pessoas com os doces, percebendo como cada um possui uma relação singular com o açúcar. As descobertas revelaram a importância do doce na vida das pessoas e como eles estão ligados a momentos especiais e memórias afetivas.

Ao resgatar receitas de família e ressaltar sua importância, os estudantes não apenas se conectam com suas origens, mas também valorizam a cultura e a história por trás de cada prato tradicional. A iniciativa do professor pode contribuir para a preservação e valorização da culinária familiar e de suas memórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo