Projeto de Lei propõe prazo máximo de 24 horas para entrega de emissão ou comprovante de reserva de passagem aérea.

Projeto de Lei propõe prazo máximo para emissão de passagens aéreas por agências de viagens

O deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR) é o autor do Projeto de Lei 4782/23, que propõe que agências de viagem e turismo tenham um prazo máximo de 24 horas para entregar ao cliente a emissão efetiva ou o comprovante da reserva de passagem aérea. A proposta visa acrescentar essa medida à Lei 12.974/14, que trata das atividades das agências de turismo.

O projeto foi motivado por casos de consumidores lesados por agências de viagens que suspendiam pacotes promocionais e a emissão de passagens com datas flexíveis, resultando em prejuízos para os clientes. O deputado ressaltou que essa não é uma situação isolada, e que a omissão por parte de algumas agências tem sido recorrente.

Segundo a proposta, caso o bilhete de passagem aérea ou o comprovante de reserva do serviço contratado não seja emitido no prazo, o consumidor poderá exigir a restituição imediata da quantia paga, a remarcação da viagem ou a remarcação de outros serviços e atividades de viagem ou turismo.

O Projeto de Lei está em tramitação e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor, de Turismo e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após passar por essas comissões, a proposta poderá seguir para votação em caráter conclusivo, dispensando a deliberação do Plenário, a menos que haja decisão divergente entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

A proposta visa garantir maior segurança e proteção aos consumidores que contratam serviços de agências de viagens e turismo. Com um prazo definido para a emissão de passagens aéreas, os consumidores terão mais tranquilidade e poderão reivindicar medidas alternativas em caso de descumprimento por parte das agências.

A reportagem sobre o Projeto de Lei foi produzida por Lara Haje, com edição de Rodrigo Bittar. A iniciativa legislativa vem em um momento crucial para o setor de turismo e viagens, buscando equilibrar os direitos dos consumidores e as práticas das agências que atuam nesse segmento.

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