Dirigente do BCE sugere que início dos cortes de juros é mais provável em junho do que em abril, como precificado pelo mercado

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco Central da Eslováquia, Peter Kazimir, afirmou nesta segunda-feira, 29, que é mais provável que os cortes de juros comecem em junho, ao invés de abril, como previsto pelo mercado. De acordo com Kazimir, as taxas de juros atingiram seu pico e a próxima etapa será uma redução, mas ele acredita que ainda é cedo para decidir quando esse corte ocorrerá.

“Não vou tirar conclusões precipitadas sobre esse momento”, disse Kazimir em um comunicado divulgado pelo Banco Central da Eslováquia. “Estou confiante de que o momento exato para o início dos cortes é secundário para o impacto dessa decisão.”

Ao fazer esses comentários, o dirigente mostra cautela ao afirmar que o banco central está “em uma encruzilhada” devido à desaceleração da inflação, mas enfatiza que os dados e projeções de março serão essenciais para orientar as próximas decisões monetárias e o início dos cortes de juros. Ele acredita que, dessa forma, o BCE terá uma visão mais clara do cenário de médio prazo, evitando agir com base em surpresas de curto prazo e arriscando o progresso na redução da inflação.

Na visão de Kazimir, os dirigentes do BCE não estão “atrasados” em relação à sua política monetária. “É mais provável que os mercados tenham se adiantado desde dezembro”, ressaltou. “Nossas decisões seguirão sendo orientadas por dados e submetidas a uma análise rigorosa.”

O presidente do BCE também comentou que um possível corte de juros não deve ser encarado como a única medida para impulsionar a economia e que a instituição está aberta a outras possibilidades. Ele frisou a importância de levar em consideração o cenário econômico global e os riscos provenientes desse contexto.

Dessa forma, as declarações de Peter Kazimir demonstram a postura cautelosa do BCE em relação à condução da política monetária e destacam a importância de uma avaliação cuidadosa das condições econômicas antes de implementar quaisquer mudanças significativas. A expectativa do mercado agora se volta para os dados e projeções de março, que serão cruciais para o direcionamento das próximas decisões do Banco Central Europeu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo