Índices de Violência no Brasil Recuam nos Primeiros 10 Meses de 2023, mas País Ainda é um dos Mais Inseguros do Mundo

Os índices de violência no Brasil apresentaram queda nos dez primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme apontam dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O total de homicídios registrados foi de 30.985, representando uma redução de 3,3% em relação a 2022. Além disso, houve diminuição nos casos de roubo de veículos (6,8%) e roubos a bancos e instituições financeiras (38%).

Apesar da redução, o Brasil continua entre os países considerados mais inseguros do mundo, ocupando a 132ª posição no Índice de Paz Global (GPI), em uma lista de 163 nações. Nesse contexto, destaca-se a preocupação com a segurança, que continua sendo uma das principais para a população.

Uma pesquisa do Datafolha revelou que seis em cada dez brasileiros sentem insegurança ao caminhar pelas ruas de suas cidades, com 34% se sentindo muito inseguros após o anoitecer e 26% com um pouco de insegurança. Essa constante preocupação com segurança, segundo especialistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pode ter impactos negativos na saúde mental e física.

Além disso, a pesquisa apontou que a percepção da violência pode variar de acordo com gênero e classe social. Por exemplo, 65% das mulheres afirmaram sentir alguma insegurança em suas cidades, em comparação com 53% dos homens. A pesquisa também evidenciou que pessoas mais ricas descrevem maior diferença na percepção de segurança entre suas cidades e seus bairros em comparação com as pessoas mais pobres.

A exposição crônica ao estresse da insegurança urbana pode ter efeitos prejudiciais à saúde, como afirma o psicólogo Christian Haag Kristensen. Além disso, a constante exposição a conteúdos violentos nas redes sociais pode intensificar a sensação de insegurança e impactar negativamente o estado de alerta do corpo.

Diante desse cenário, especialistas recomendam o consumo crítico de informações nas redes sociais, a prática regular de atividades físicas, contato com a natureza e interações sociais saudáveis como formas de mitigar os efeitos negativos da sensação de insegurança. Além disso, a busca por ajuda médica e aconselhamento psicológico em casos mais graves é essencial.

Portanto, a questão da insegurança urbana no Brasil não se restringe apenas aos números, mas também a seus impactos na saúde e bem-estar da população. No entanto, é importante ressaltar a necessidade de soluções coletivas, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social, buscando promover interações mais positivas e um maior apoio social dentro das comunidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo