Governo federal cede área para construção do Museu da Democracia na Esplanada dos Ministérios em Brasília com investimento de R$40 milhões do PAC.

Governo cede área na Esplanada dos Ministérios para construção do Museu da Democracia

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (5) que cedeu uma área na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para a construção do Museu da Democracia. O empreendimento contará com um investimento de R$ 40 milhões, que serão provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o Ministério da Cultura (MinC), a decisão de viabilizar a construção do museu foi tomada após os ataques antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Desde então, o órgão vem trabalhando para viabilizar o projeto, e o local foi definido após tratativas entre o MinC e a Secretaria de Patrimônio da União.

A área cedida está localizada no setor cultural, lado norte da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro. A formalização da destinação da área será realizada nos próximos dias, e em seguida o MinC e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) devem lançar um concurso nacional para escolher o projeto arquitetônico do espaço.

De acordo com o MinC, o intuito do museu é que seja uma instituição cívica, plural e construída em sintonia com todos aqueles que apoiam a democracia. A institucionalização do Museu da Democracia deverá ser pautada por um processo participativo de consultas com especialistas, representantes de coletivos e entidades engajadas em processos culturais e educativos voltados à valorização da democracia e dos direitos humanos.

Além disso, na próxima segunda-feira (8), o Ibram lançará o repositório do Museu da Democracia, um ambiente virtual para sistematizar, organizar e difundir um catálogo de memória e desenvolvimento de coleções da sociedade civil sobre a democracia contemporânea do país. O repositório também abrigará um memorial sobre os ataques antidemocráticos do ano passado e servirá de base para uma campanha para mobilizar museus e pontos de memória a refletirem enquanto agentes de um estado democrático e protagonistas de sua própria história, enfatizando a importância da participação e do envolvimento social pela construção de direitos em nível local.

Com expectativa para iniciar a execução da obra em 2025, a construção do Museu da Democracia representa um marco no fortalecimento da democracia e da preservação da memória histórica do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo