Estado de São Paulo firma empréstimo de US$ 164,2 milhões com o BID para impulsionar projeto de transformação digital

O Governo do Estado de São Paulo acaba de firmar um empréstimo de US$ 164,2 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de avançar e ampliar a transformação digital no estado. O contrato foi assinado pelo secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, e prevê uma contrapartida do Estado no valor de US$ 41 milhões, com um prazo de 24,5 anos, incluindo seis anos de carência.

O projeto, intitulado “SP Mais Digital”, tem um investimento total de US$ 205,2 milhões e será executado pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio da Subsecretaria de Serviços ao Cidadão Tecnologia e Inovação. A iniciativa visa ampliar e aprimorar o acesso e a utilização dos serviços públicos digitais pelos cidadãos paulistas, além de melhorar a eficiência e a transparência da gestão pública por meio da revisão de processos e uso de ferramentas tecnológicas.

Além disso, o projeto também abrange a digitalização e centralização do acesso aos serviços públicos finalísticos, a automação de processos de trabalho e a disponibilização de novas aplicações voltadas aos servidores do Estado, com o intuito de melhorar a qualidade da administração pública e ampliar a transparência. Também está previsto o desenvolvimento de soluções digitais voltadas à modernização dos sistemas de saúde, o fortalecimento das capacidades de cibersegurança e de infraestruturas tecnológicas críticas, bem como a melhoria da conectividade em áreas vulneráveis.

Essa iniciativa faz parte da estratégia do Governo de São Paulo de combate à corrupção, melhoria da vida da população e transformação administrativa do Estado, com foco especial na digitalização dos serviços públicos finalísticos. A parceria com o BID tem como objetivo acelerar a implementação da estratégia de Governo Digital e a implementação da Plataforma SP.GOV.BR.

Com esse investimento, o Estado de São Paulo reforça seu compromisso com a modernização e a melhoria dos serviços públicos, além de consolidar o avanço contínuo na transformação digital, contribuindo para uma administração mais eficiente e transparente. É mais um passo importante para o desenvolvimento e a inovação no Estado, demonstrando o empenho em oferecer cada vez mais benefícios e facilidades para os cidadãos paulistas.

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